Operações dão mais fluidez ao trânsito

Duas operações de trânsito, uma educativa e outra de fiscalização, foram realizadas na manhã desta quarta-feira, 8, pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), na zona Centro Sul. As atividades alertaram os condutores para que colaborem com a fluidez do trânsito no período de volta às aulas, quando o fluxo de veículos aumenta quase 30% nos principais corredores de tráfego da cidade.

A atividade de educação para o trânsito foi realizada na frente de uma escola particular no bairro Morada do Sol, zona Centro Sul. Os educadores e agentes de trânsito abordaram condutores que param os veículos na via para deixar alunos. A manobra impede a circulação do trânsito e provoca congestionamento.

Condutores que costumam utilizar a via, ficaram satisfeitos com a equipe do Manaustrans . “Somente com a presença dos agentes de trânsito e educadores alguns motoristas entendem que é preciso respeitar a lei e deixar o trânsito fluir. Os pais devem dar o exemplo de obediência aos filhos”, disse a economista Alice Maia.

A programação de educação para o trânsito do Manaustrans será realizada em 14 escolas públicas e particulares, até o dia 17 de março, situadas nos principais corredores de tráfego. Além das abordagens na frente das instituições, os educadores também farão dinâmicas com os alunos e professores, nas salas de aula.

“Fazemos um trabalho diário de sensibilização e conscientização. As crianças de hoje serão condutores mais educados, amanhã”, ressaltou o diretor de Engenharia e Educação para o Trânsito, Manoel Junior. Escolas interessadas em ter a presença dos educadores podem entrar em contato pelo e-mail educação.manaustrans@pmm.am.gov.br.

Fluidez

Além do trabalho realizado na frente das escolas, o Manaustrans autuou, nesta quarta-feira, 8, um total de 75 condutores na zona Centro-Sul por irregularidades no trânsito e removeu 12 veículos. Aproximadamente 30 agentes de trânsito percorreram as avenidas Boulevard Álvaro Maia, André Araújo, Djalma Batista, Umberto Calderaro Filho, além das ruas Belo Horizonte no Adrianópolis e Comércio, no Parque Dez.

A maioria das infrações estava relacionada ao estacionamento sobre o passeio e em locais proibidos, mesmo com a sinalização. As irregularidades provocam riscos aos pedestres e dificultam a circulação para os demais condutores.

O diretor de operações do Manaustrans, coronel Raimundo Encarnação informou que as fiscalizações são necessárias para trazer a segurança nas vias e manter a boa circulação. “O Manaustrans se faz presente para coibir e manter a ordem nas vias. Estaremos presentes para que irregularidades sejam combatidas e que haja respeito nas vias”, disse.

De acordo com o motorista de transporte público, Jairo Soares, a medida ajuda a circulação e melhora o tempo de viagem dos coletivos. “Essa operação é excelente. Além de organizar o trânsito o tempo nas viagens reduz porque os estacionamentos irregulares dificultam a nossa locomoção”, ressaltou.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskRnwDwa

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans): (92) 3215-9047