Notícias

Oficina reforça ações do pré-natal do casal nas Unidades de Saúde

Para fortalecer o Fluxo do Pré-Natal e as ações de Saúde do Homem, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na tarde desta segunda-feira, 10/7, uma oficina de Sensibilização das Ações do Pré-Natal do Casal. O evento foi realizado no auditório do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), das 13h30 às 17h, com a participação de médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família na zona Sul de Manaus.

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que o Ministério da Saúde lançou em Manaus, em abril deste ano, o Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde e a Semsa vem reforçando as ações na rede municipal, capacitando os profissionais para atuarem de forma sistematizada no fluxo de atendimento à gestante e seu companheiro.

 

“O guia é uma ferramenta que pretende destacar a importância do envolvimento dos homens adolescentes, jovens adultos e idosos em todas as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação e a melhoria do acesso e acolhimento desse público aos serviços de saúde”, destaca Marcelo Magaldi.

 

Segundo a técnica responsável pelo programa Saúde da Mulher no Disa Sul, enfermeira Lúcia Freitas, a inserção dos homens no pré-natal é uma oportunidade de fortalecer o vínculo do casal e facilitar o acesso aos serviços.

 

“Quando a mulher chega a Unidade de Saúde para realizar o pré-natal, o profissional faz o convite para que o companheiro acompanhe o atendimento, permitindo que participe ativamente desde as primeiras consultas e exames até o momento do parto na maternidade”, explica Lúcia Freitas, lembrando que o pré-natal envolve consultas com médico e enfermeiro, a estratificação de riscos para cada gestante, o encaminhamento para as visitas de vinculação às maternidades, a realização de exames e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite.

 

Saúde do Homem

O Ministério da Saúde instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem em 2009, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina, de 20 a 59 anos, às ações e aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A técnica responsável pelo programa Saúde do Homem no Disa Sul, enfermeira Tatiana Castro, afirma que a inclusão dos homens no pré-natal também é uma das estratégias para ampliar o acesso e o acolhimento desse público na Atenção Básica.

 

“Os homens não frequentam muito as Unidades Básicas, onde são realizadas as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, normalmente buscando os serviços na Atenção Secundária com uma patologia já instalada. Envolvendo o homem no pré-natal, garantimos, já em um primeiro momento, a consulta médica e a realização de exames de rotina, quando é possível identificar ou prevenir doenças”, reforça Tatiana Castro.

 

Entre os exames oferecidos aos homens durante o pré-natal do parceiro, estão o hemograma completo, lipidograma, glicemia, tipagem sanguínea, dosagem de glicose, eletroforese de hemoglobina, aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), fator RH e os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite.

 

Para a enfermeira Cleide Lima Braga, que trabalha na Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 24, bairro Crespo, a realização do pré-natal masculino tem sido uma experiência positiva e resolutiva no que se refere aos cuidados em saúde dos homens.

 

“Oferecemos os exames de rotina pelos quais podemos identificar doenças como a sífilis e a hepatite. Também encaminhamos para a vacinação, já que a maioria dos homens atendidos não tem o esquema de vacina completo. O mais importante é inserir no público masculino nas ações de rotina da UBS e, assim, prevenir doenças”, afirmou a enfermeira.

 

A oficina de sensibilização terá continuidade nesta terça-feira, 11/7, com um novo grupo de médicos e enfermeiros do Disa Sul, das 13h30 às 17h.

 

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos: Divulgação Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm47vnjm

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse