Oficina de reaproveitamento de resíduos “Natal Sustentável” será estendida por mais uma semana

A oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, realizada pela Prefeitura de Manaus, no Espaço da Cidadania Ambiental do Uai Shopping São José, na zona Leste, que deveria ser encerrada nesta terça-feira, 31/10, será estendida por mais uma semana devido à grande procura por inscrições. Essa é a 14ª oficina realizada este ano, dentro do trabalho promovido pela Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a finalidade de estimular a prática do reaproveitamento de resíduos junto à população.

Os interessados em aprender a confeccionar peças de decoração natalina utilizando materiais como garrafas pet, jornal, papelão, entre outros resíduos, podem ir até o Ecam do Shopping São José, e participar das aulas até o próximo dia 7 de novembro.

Iniciada no dia 1º de outubro, a oficina bateu o recorde de participantes e de número de peças produzidas, com 33 alunos e mais de 200 objetos confeccionados, quando a média das edições anteriores era de 15 alunos e 60 peças. A oficina acontece desde 2015. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destaca a importância das oficinas como ferramentas de educação ambiental. “Por orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto, intensificamos a participação cada vez maior da sociedade em nossas atividades educativas, porque elas estão correlacionadas entre si e têm um efeito positivo na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É um trabalho constante e que deve ser fortalecido”, afirma o secretário Antonio Nelson.

Ao final da oficina, a equipe da Divisão de Educação Ambiental dará início à elaboração do calendário 2018. “A partir de novembro, a equipe definirá as oficinas que acontecerão de janeiro a março nas comunidades de Manaus e, de março em diante, no Ecam Uai Shopping”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo. As associações de moradores, clubes de mães e igrejas que desejarem oficinas de reaproveitamento de resíduos em suas comunidades podem encaminhar ofício para a Semmas fazendo a solicitação.

Outra novidade prevista para 2018 é a criação de espaços de exposição nos parques urbanos e áreas protegidas de Manaus para que os participantes das oficinas possam expor as criações. “Ofereceremos também espaço para que pessoas que dominem novas técnicas de reaproveitamento possam divulgar o trabalho e ensinar a quem precisa e quer trabalhar em favor da causa ambiental”, afirmou Araújo. As aulas no Espaço Ecam acontecem nos turnos da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h às 16h.

Fotos: Divulgação / Semmas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)