Notícias

Obras de recapeamento facilitam tráfego entre as zonas Norte e Centro-Sul

O Conjunto dos Sargentos e Subtenentes, no bairro de Flores, situado na fronteira das zonas Centro-Sul e Norte, é uma importante passagem de veículos que liga a avenida Max Teixeira, na Cidade Nova, à avenida Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, tornando-se, muitas vezes, uma alternativa a quem não quer enfrentar o tráfego da avenida Torquato Tapajós nas horas de rush.

 

Apesar do tráfego intenso, incluindo ônibus do transporte coletivos e caminhões de carga, há mais de 20 anos o local não recebia asfalto de qualidade e sofria nos períodos de chuvas com o surgimento de inúmeros buracos. A situação já mudou. Desde a segunda quinzena de junho, a Prefeitura de Manaus está trabalhando no recapeamento da área e conclui os serviços nos próximos dias, completando um total de 1,6 quilômetros de vias beneficiadas.

 

Na noite de quarta-feira, 5/7, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko e do vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanhou os trabalhos da equipe que já concluiu a colocação da nova massa asfáltica na avenida São Judas Tadeu e está finalizando as ruas no entorno. O serviço está incluído no Pacote de Verão 2017 e envolve mais de 20 servidores da administração direta e equipamentos pesados como compactadores de solo, retroescavadeiras, caminhões, entre outros.

 

“Esta é a famosa e tão esperada ligação entre a Cidade Nova e o Parque das Laranjeiras. É uma obra grande, com um recapeamento muito bom aqui deixa de existir um problema e surgir uma solução que irá favorecer o trânsito de pessoas e de veículos. Enfim, uma obra para melhorar a vida dos manauaras dessa ampla região”, disse o prefeito.

 

O serviço de recapeamento atende cinco trechos do corredor onde o asfalto antigo estava muito deteriorado e sem condições de receber mais uma ação de tapa-buraco. O trabalho consiste na aplicação de uma nova massa asfáltica a base de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), produto com maior durabilidade em vias com grande fluxo de veículos. A ação começou na avenida São Judas Tadeu e se se estende pelas ruas dos Oficiais, Paulo Afonso, Oito, até chegar à rua Treze, completando 1,6 quilômetros de novo recapeamento. As obras são realizadas no período da noite para dar mais qualidade de trabalho aos servidores e não provocar grandes transtornos no trânsito da área.

 

“Nós estamos finalizando essa obra. São quase dois quilômetros de um asfalto de extrema qualidade, fiscalizado por todos nós, pelos técnicos e engenheiros da Seminf para que adotemos no nosso recapeamento esse padrão de qualidade exigido não só pelo prefeito de Manaus, mas pela cidade, de uma maneira geral”, disse o secretário da Seminf, Marcos Rotta.

 

O trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Manaus é acompanhado de perto pelos moradores do conjunto que reivindicavam as melhorias há mais de 18 anos e não escondem a satisfação com os resultados já obtidos.

 

“Está muito bom o trabalho, uma equipe muito boa que o prefeito colocou aqui e está atendendo o que nós estávamos precisando. Com esse asfalto que estão colocando agora, vai ficar melhor para todos nós”, comemora Aloisio Serrão, que mora no conjunto há 25 anos.

 

O prefeito, a primeira dama e o vice-prefeito também conheceram o trabalho desenvolvido pelo morador Charles Alves, o Ceará, que mantém um minijardim botânico em uma área em frente à sua residência, com centenas de mudas de plantas medicinais, arbóreas e ornamentais, além de um pequeno viveiro de mudas e uma horta, em sua residência.

 

Ceará transmite as técnicas sustentáveis aos moradores interessados e doa as mudas para que eles façam o plantio em suas casas. O trabalho do morador já recebeu vários prêmios. Ele dá uma dica aos moradores.

 

“O bairro tem todos os serviços. O que acontece é que a população também tem que fazer a sua parte. Pedimos que todos colaborem, principalmente não jogando lixo na rua”, convoca.

 

Durante a visita noturna, o prefeito recebeu elogios dos moradores pela eficácia e eficiência dos serviços levados ao conjunto, tais como coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva, iluminação, entre outros.

 

Texto: Jacira Oliveira/Semcom

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm3QSPZj

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse