Novos coordenadores dos Telecentros Municipais recebem formação

Os  novos coordenadores dos Telecentros da rede municipal de ensino estão recebendo formação para conhecer as ferramentas disponíveis no espaço digital e que devem ser utilizadas no processo de formação dos alunos. A formação faz parte da primeira “Jornada Pedagógica”, que acontece até sexta-feira, 10/3, e é coordenada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Jornada visa a mostrar aos coordenadores como podem ajudar os professores das escolas a oferecer uma aula diferenciada, envolvendo, por exemplo, jogos, internet, softwares  off-line, além de aplicativos e programas nos computadores instalados nos Telecentros.

“A ideia da jornada é trazermos informações pertinentes sobre o Telecentro, formação para o coordenador ter capacidade de realizar projetos auxiliando os professores, como o foco no processo de ensino aprendizagem na escola que atuar”, explicou a coordenadora pedagógica da Gerência de Tecnologia da Semed, Ieda Santana.

Ieda disse também que, além de trazer particularidades sobre o Telecentro, a ação está trabalhando o lado pedagógico, o que, segundo ela, dá aos coordenadores uma visão mais ampla do espaço tecnológico. “Estamos trabalhando a parte pedagógica, mostrando como é possível utilizar os softwares, como planejá-los e como integrá-los  ao contexto da escola que trabalha”, disse.

Umas das novas coordenadoras é Ralliany Xavier Tancredo, que atua na Escola Municipal Guilherme Baker. Segundo Ralliany, a jornada é importante para que as pessoas se apropriem de informações sobre o Telecentro e, com isso, adquirir domínio dos recursos disponíveis no espaço digital. “Para nós, que estamos iniciando nesse trabalho, é fundamental esse momento, pois apesar de muitos de nós já conhecermos o espaço, não temos tanto domínio das ferramentas que podem ser utilizadas para contribuir na aprendizagem dos alunos”, falou.

Texto: Emerson Felipe / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054