Novos conselheiros participam da primeira reunião do Concultura

O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) realizou, na manhã desta quarta-feira, 9/10, a primeira reunião com os novos conselheiros das cadeiras de Teatro e Circo, Dança, Música, Artes Visuais, Literatura, Audiovisual, Cultura Étnica e Cultura Popular. O encontro ocorreu às 9h, na sede do conselho, localizado no térreo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), no Aleixo, zona Centro-Sul.

Reunião com novos conselheiros - Concultura

Além dos novos membros do conselho, que representam a sociedade civil e o Executivo municipal, na ocasião, estiveram presentes, o presidente e vice-presidente do Concultura, Márcio Souza e Celdo Braga, respectivamente. Durante a reunião, eles explicaram sobre os atributos e competências de um conselheiro, a questão orçamentária, além das principais ações promovidas pelo conselho, como a gestão dos projetos via Lei de Incentivo à Cultura, o seminário “Manaus em Debate”, prêmio Manaus Literária, entre outras atividades envolvidas.

Na ocasião, cada conselheiro também teve a oportunidade de se apresentar e falar sobre suas perspectivas e objetivos. Para a nova conselheira de Artes Visuais, Monik Ventilari, os próximos passos envolvem a luta pelas políticas públicas culturais na cidade, especificamente da cadeira que ocupa, de Artes Visuais.

“Queremos uma sede para as artes visuais, pois não temos uma sede e nem pinacoteca. O que temos é um acervo de pinacoteca fundado pelo artista plástico Óscar Ramos, morto recentemente. Além disso, existe a questão da profissionalização do artista visual amazonense, queremos que eles possam mostrar seu trabalho, mas não só aqui, como em outras cidades. Permitindo que o mercado fique acessível a eles e vice-versa”, declarou Monik.

Ao final do encontro, cada conselheiro recebeu um documento informando os próximos projetos a serem avaliados pela comissão, nessa nova gestão, sendo esta a primeira tarefa designada aos novos membros. O mandato de cada conselheiro tem um período de dois anos.

“Agora, daremos continuidade a uma política que vem sendo desenvolvida desde o inicio da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. Hoje, o valor principal que o conselho pode oferecer à sociedade manauara é a Lei de Incentivo à Cultura. Então essa é a grande tarefa atual, diríamos primária, do conselho. Examinar os projetos, aprovar com rapidez, para que tenha uma atividade viva de produção profissional de arte”, declarou o presidente do Concultura, Márcio Souza.

Posse

A nomeação dos novos conselheiros foi publicada no último dia 27/9, na edição nº 4.690, do Diário Oficial do Município (DOM).

Lista dos conselheiros titulares

Representante da Sociedade Civil