Notícias

‘Novembro Azul deve ser um mês de conscientização e prevenção para os homens’, diz prefeito Arthur Neto

Descobrir o quanto antes qualquer doença é o melhor caminho para um tratamento adequado e eficaz e o “Novembro Azul” é o mês dedicado para que os homens realizem os exames de prevenção ao câncer de próstata. O alerta para essa necessidade foi feito pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nesta segunda-feira, 4/11, durante o acendimento das luzes da fachada da sede da Prefeitura de Manaus, que marcou a abertura da programação na capital.

 

04.11.2019 Abertura da programação do Novembro Azul

 

“O exame de próstata deve ser feito em qualquer mês ou dia do ano e nós temos unidades capacitadas para essa prevenção. Mas, durante o ‘Novembro Azul’, queremos vencer o preconceito e falar dos casos registrados da doença, como o meu, que tive câncer de próstata, me tratei e estou aqui inteiro. O câncer é uma doença tratável e com cura, se descoberto a tempo”, alertou o prefeito Arthur Neto.

 

Durante todo o mês, o Fundo Manaus Solidária e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão com uma programação intensificada. A campanha tem o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção e estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.

 

Durante a solenidade de acendimento das luzes na cor da campanha, que contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Amazonas, Giuseppe Figlioulo; do diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Gerson Mourão; e da presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Marília Muniz; o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou que a prefeitura tem estrutura eficaz para atender aos homens que forem realizar os exames preventivos.

 

“Convocamos os homens acima de 40 anos que compareçam nas nossas unidades de saúde. Temos quatro laboratórios preparados, certificados pela qualidade, para detectar vários tipos de problemas. Esse é um mês de conscientização para essa prevenção”, destacou Magaldi.

 

Neste ano, a programação, em todo o país, tem como tema “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”. A campanha quer estimular que os homens, em todas as fases da vida – adolescência, juventude, vida adulta e idoso -, sejam protagonistas da própria saúde, mantendo hábitos saudáveis de vida e fazendo os exames regularmente.

 

Programação

 

Durante todo o mês de novembro, serão intensificas ações de saúde com foco na prevenção, reabilitação e redução de danos, como consultas, encaminhamentos, avaliação do cartão vacinal, saúde bucal, pré-natal do parceiro, sorologias e outros.

 

Também serão intensificadas as atividades de Educação em Saúde, especialmente nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), abordando temas como autocuidado da saúde, alimentação saudável, prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre outros.

 

Vale destacar que a Semsa desenvolve ações e organização dos serviços de saúde com relação ao homem ao longo de todos os meses do ano, e não apenas no mês de novembro. A perspectiva é, portanto, voltada à saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata.

 

Dados

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), em 2018, a estimativa de novos casos de câncer de próstata é de 68.220 em todo o Brasil, sendo 580 no Amazonas. De janeiro a setembro deste ano, o serviço de Urologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) realizou 2.587 consultas urológicas.

 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) foi instituída em 2009 e visa promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, buscando contribuir, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

 

Fotos – Mário Oliveira / Semcom

 

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHsmJaDXw8

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse