Novas intervenções viárias vão promover melhorias no trânsito

Após um minucioso estudo da equipe de engenharia do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), na próxima segunda-feira, 4/9, novas intervenções no trânsito da região Centro-Oeste começam a ser implantadas para promover melhorias na mobilidade urbana em áreas da capital que apresentam intenso fluxo de veículos.

De maneira imediata, o primeiro ponto a receber melhorias com a implantação de projeto de um retorno será a avenida Desembargador João Machado (antiga estrada dos Franceses), no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. O projeto vai facilitar o acesso para quem deseja se deslocar para a avenida Constantino Nery, oferecendo a conversão que hoje é feita antes do Restaurante La Parrilla. Os condutores vão poder retornar embaixo da alça do viaduto com faixa de desaceleração, com mais segurança.

A circulação no novo retorno será permitida apenas para veículos de pequeno porte. Veículos pesados não poderão circular nos retornos e terão que contornar a rotatória. Com a intervenção, a expectativa da Prefeitura de Manaus é reduzir o fluxo de veículos e desafogar o trânsito na área em 40%.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, após o Manaustrans identificar alguns pontos de interferência positiva no sistema viário para melhorias do fluxo de veículos, o projeto foi apresentado ao prefeito Arthur Neto, que validou e determinou que a obra fosse iniciada no menor tempo possível.

‘Reunimos com engenheiros da Seminf, técnicos e o diretor-presidente do Manaustrans, Franklin Jana, definimos a execução de importantes intervenções rápidas no trânsito de Manaus. Seguindo sempre a orientação do prefeito Arthur, executaremos projetos que deverão acabar com alguns gargalos e melhorar de forma significativa o fluxo intenso de veículos em áreas com grandes congestionamentos’, concluiu Rotta.

Outras intervenções

Simultaneamente a Seminf trabalha na reconstrução da ponte na avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, bairro de Flores, zona Centro-Sul. Na última segunda-feira, 28/8, a obra entrou em uma nova fase com a demolição do tabuleiro de concreto da antiga estrutura da ponte. Com a liberação da área, será dada continuidade aos serviços de implantação das estacas-raiz, responsáveis pela sustentação da estrutura.

Além da ponte na avenida Nilton Lins, a secretaria de obras também está atuando na reconstrução de duas outras grandes pontes na cidade.

Principal via de acesso dos moradores do conjunto Nova República, no bairro Distrito Industrial, a nova ponte da rua A, já está com os serviços de escavação em andamento, para a implantação das estacas. O serviço faz parte do cronograma de reforma de pontes em concreto armado executado pela Seminf desde o início do ano.

Diferentemente da estrutura inicial, feita de gabião, a nova passagem terá 14 metros de comprimento com 12 de largura e será feita de forma mista, com vigas metálicas e concreto armado, que dará mais durabilidade à estrutura, além de contar com um metro de calçamento em cada lado com guarda-corpo, dando maior segurança aos pedestres. A passagem do Nova República tem mais de 20 anos e a reforma é uma solicitação antiga dos moradores do conjunto.

Outra via de acesso que recebe reconstrução é a ponte em concreto armado, localizada na alameda da Paz, bairro Nova Esperança 2, zona Oeste. Os trabalhos no local já estão em fase de conclusão, faltando apenas a finalização dos serviços de implantação de uma nova rede de drenagem na rua e a aplicação do asfalto. As vias do bairro também receberão uma grande ação de tapa-buraco da prefeitura.

Texto: Polyana Brelaz / Seminf

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064