Mutirões de limpeza se intensificam na zona Sul

A zona Sul de Manaus recebeu, nesse primeiro mês do ano, atenção especial da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Dos 18 bairros localizados nessa área, seis já receberam mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus e outros dois recebem equipes nesta segunda-feira, 30.

Aproximadamente 200 trabalhadores atuam em mutirão de limpeza nos bairros São Lázaro e Lagoa Azul. O serviço envolve corte e poda de plantas; capinação, limpeza de córregos, varrição, raspagem de meio-fio e recolhimento de entulhos das residências.

“O mutirão de limpeza é muito importante, na medida em que ajuda a população a destinar corretamente materiais que a Prefeitura retira, frequentemente, de igarapés da cidade. Esse serviço ajuda a evitar que mais resíduos se acumulem nos córregos”, avaliou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças.

O objetivo da Semulsp para esses primeiros meses do ano, é alcançar todos os bairros da zona Sul com esse serviço, paralelamente a outros trabalhos de limpeza desenvolvidos na cidade. “Já estamos em oito bairros passando por limpeza e outros mutirões já estão programados para essa área”, revelou Rebouças.

Ainda nesta semana, o Crespo receberá equipes de mutirão. Nesta região, os bairros Santa Luzia, Morro da Liberdade, Cachoeirinha, Praça 14, Educandos e Colônia Oliveira Machado já passaram por limpeza. O serviço de limpeza deve alcançar aproximadamente 280 mil pessoas que vivem nessa região da cidade.

Nos primeiros 30 dias do ano, além dos bairros da zona Sul, o mutirão de limpeza da Semulsp já passou por locais como Puraquequara (zona Leste), áreas de Prosamim (zona Sul e Centro Oeste), Avenida Noel Nutels, Avenida Max Teixeira, Cemitério Nossa Senhora Aparecida, Rua Bem Te Vi (Vale do Amanhecer), Loteamento Monte cristo (Monte das Oliveiras), Gilberto Mestrinho, Centro Pop (Petrópolis), Comunidade São Francisco (Tarumã), Igarapé da Cachoeirinha e Conjuntos Canaranas, vila da Barra (Monte das Oliveiras), Morada do Sol, Lula (Colônia Antônio Aleixo) e Manauense (Vieiralves).

Balanço 2016

No ano passado, cerca de 114 mil toneladas de resíduos foram retiradas pelos mutirões de limpeza dos bairros de Manaus, com média diária de 435,6 toneladas de lixo recolhidos por dia.

Texto: Lilian D’Araujo

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014