Notícias

Mutirão de limpeza avança no Tarumã

O bairro Tarumã, na zona Oeste, recebe, desde o início do mês, equipes do mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que já passou pelas comunidades Parque São Pedro e Campos Sales, agora avança pelo Parque Solimões e Pontal da Cachoeira.

 

Nesta segunda-feira, 13/11, os garis da limpeza executam capinação, varrição, raspagem de meio-fio e recolhimento de entulhos nas ruas Cachoeira Alta e Praia do Futuro. “Essa região possui muitos terrenos com área verde e córregos, o que requer mais cuidado na limpeza, visando à preservação do ambiente. O mutirão de limpeza pretende ajudar as comunidades a se desfazer dos entulhos e acabar com lixeiras viciadas”, comentou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

 

A comerciante Mara Martins, moradora da comunidade Pontal da Cachoeira há 10 anos, comemora a passagem do mutirão de limpeza e torce para que a população mantenha a rua limpa por mais tempo. “Essa área precisa da presença do Poder Público, já que é uma comunidade relativamente jovem. Então, a passagem do mutirão veio na hora certa. Já estamos colocando nossos entulhos para fora de casa”, comentou.

 

Francisco Chicó, morador da rua Praia do Futuro, no Parque Solimões, conta que possui duas carcaças de eletrodomésticos e pneus velhos e aguardava a Prefeitura passar para recolher. “Jogar esse tipo de resíduo nas ruas só iria prejudicar os moradores e atrair bichos. Agora, passando a limpeza, posso fazer o que é correto. Não custa nada e só faz bem a nós mesmos”, ensinou.

 

O mutirão de limpeza vai percorrer todo o bairro Tarumã, alcançando os mais de 30 mil moradores, nas próximas semanas. O serviço envolve capinação, varrição das ruas, limpeza de igarapés, raspagem de meio-fio, jardinagem de canteiros e calçadas. Durante esse serviço, a Semulsp também faz retirada de lixeiras viciadas e remoção de volumosos que os carros da coleta domiciliar não podem levar.

 

Desde o início do ano, esse serviço da Prefeitura já atendeu a aproximadamente 260 localidades, com média de retirada de 406 toneladas por dia de lixo, nessa modalidade.

 

Fotos: D’Castro / Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm91aKBm

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): (92) 3216-8014

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse