Prefeitura realiza Municipíadas Pré-Mirim para mais de 200 alunos do 1º ao 3º ano

Com o objetivo de oferecer um ambiente propício para a prática esportiva e estimular o comportamento solidário entre os alunos, a Prefeitura de Manaus realizou a primeira etapa da 3ª edição da Municipíadas Pré-Mirim. Participaram mais de 200 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de 15 unidades educacionais das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Norte, Oeste e Rural. As atividades aconteceram nesta quarta-feira, 31/10, na Mini Vila Olímpica Jair Sampaio, bairro Santo Antônio.

31.10.18 Mais de 200 alunos da rede municipal participam de 3ª edição de Municipíadas Pré-Mirim

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no formato de festival com circuito de miniatletismo, handebol, vôlei, badminton e bola ao cesto.

A segunda etapa das Municipíadas Pré-Mirim ocorrerá na Mini Vila Olímpica do Coroado, zona Leste, no dia 8 de novembro. Os jogos reunirão as escolas municipais das DDZs Leste 1 e 2, Sul e Centro-Sul da Semed.

Para o coordenador de Esportes da Semed, Ronne Melo, os jogos são uma forma de valorizar a prática desportiva com as crianças, na faixa etária de 6 a 8 anos. “Contempla os alunos que não têm idade de participar do evento maior (Municipíadas) e é uma forma de democratizar o esporte. É uma maneira de incentivar o esporte dentro da rede municipal e motivar essas crianças à prática esportiva dentro da educação física”, comentou.

Com o total de 26 alunos do 1º e 2º ano do Bloco Pedagógico, a Escola Municipal Ouvidor Sampaio, localizada no quilometro 41, da AM-010, zona rural de Manaus, participou pela primeira vez da competição. Para a professora de Educação Física, Aline Silva do Nascimento, foi importante a programação voltada para as crianças. “Eles já participam, ao longo do ano, das aulas de educação física. Na escola, nós temos vários eventos esportivos, em que os alunos participam, mas as Municipíadas são uma oportunidade deles interagirem com alunos de outras escolas. Essas atividades ajudam no processo de ensino-aprendizagem”, comentou.

Pela primeira vez participando dos jogos, a Escola Municipal Sebastião Norões, bairro da Compensa, zona Oeste, levou 10 alunos do 1º ao 3º ano para o circuito. Segundo o professor de Educação Física, Marcelo Guerra Chamorra, foi um momento especial e de aprendizagem. “É essencial a participação deles, pois, além de trabalhar a coordenação motora, tem o lado psicológico com outras crianças. As modalidades são adaptadas para a idade deles, sendo muito bom para o desenvolvimento de habilidades”, afirmou.

Feliz por ter participado dos jogos, a aluna do 3º ano, Mickaela Fernandes Castelo, 9, da Escola Municipal Sergio Augusto Pará, bairro Novo Israel, zona Norte, teve a chance de brincar com outras crianças, algo que não faz com irmãos ou primos. “Acho legal participar dos jogos. É bom representar minha escola aqui, porque é muito divertido. Gostei de jogar futsal”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga/Semed

Fotos: Cleomir Santos/ Semed