Notícias

Mulheres são homenageadas em ação de saúde

Como parte das ações da Prefeitura de Manaus em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Theodomiro Garrido e Megumo Kado promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 8/3, uma programação de saúde em parceria com a 2ª Companhia Interativa Comunitária/Polícia Militar do Amazonas (2ª Cicom).

 

A ação aconteceu no quartel da 2ª Cicom, na rua Felismino Soares, s/n, Colônia Oliveira Machado, das 8h às 13h. A diretora da UBS Theodomiro Garrido, enfermeira Kellen Dias da Silva, explica que, durante a ação, foram oferecidos serviços de saúde exclusivamente para o público feminino, com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, palestra em Saúde Bucal, distribuição de kits odontológicos e de preservativos.

 

“A programação foi o resultado de parceria com instituições públicas e privadas que prestam serviços na comunidade, incluindo Unidades de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar e escolas. É uma forma de valorizar e parabenizar as mulheres, destacar a importância de todas para a sociedade e reforçar que o autocuidado é indispensável para a prevenção das doenças”, ressaltou a enfermeira.

 

A atividade em homenagem às mulheres também ofereceu, de forma gratuita, acesso a serviços estéticos como corte de cabelo e atividades recreativas com aula de zumba e apresentação do grupo Garis da Alegria e da Banda do Boi Garantido, além de emissão de documentos.

 

De acordo com o comandante da 2ª Cicom, capitão André de Souza, a programação também faz parte da Ação Integrar, que é realizada a cada dois meses para atender a população dos bairros que são de responsabilidade territorial da 2ª (Cicom): Colônia Oliveira Machado, Educandos, Santa Luzia e Morro da Liberdade.

 

“Aproveitamos a data de 8 de março para homenagear e oferecer um presente às mulheres, que têm um dia a dia muito corrido e muitas vezes não sobra um momento para cuidar delas mesmas”, afirmou André de Souza.

 

Moradora do bairro Colônia Oliveira Manchado, a confeiteira Cleide Nascimento, de 43 anos, afirma que todo o dia é o Dia da Mulher, mas a ação ainda é uma homenagem especial. “A programação é uma lembrança especial para as mulheres da comunidade. Ano passado não pude participar, mas desta vez resolvi aproveitar a oportunidade para buscar os serviços de saúde”, destacou Cleide Nascimento.

 

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse