Mulheres são homenageadas em ação de saúde

Como parte das ações da Prefeitura de Manaus em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Theodomiro Garrido e Megumo Kado promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 8/3, uma programação de saúde em parceria com a 2ª Companhia Interativa Comunitária/Polícia Militar do Amazonas (2ª Cicom).

A ação aconteceu no quartel da 2ª Cicom, na rua Felismino Soares, s/n, Colônia Oliveira Machado, das 8h às 13h. A diretora da UBS Theodomiro Garrido, enfermeira Kellen Dias da Silva, explica que, durante a ação, foram oferecidos serviços de saúde exclusivamente para o público feminino, com testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, palestra em Saúde Bucal, distribuição de kits odontológicos e de preservativos.

“A programação foi o resultado de parceria com instituições públicas e privadas que prestam serviços na comunidade, incluindo Unidades de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar e escolas. É uma forma de valorizar e parabenizar as mulheres, destacar a importância de todas para a sociedade e reforçar que o autocuidado é indispensável para a prevenção das doenças”, ressaltou a enfermeira.

A atividade em homenagem às mulheres também ofereceu, de forma gratuita, acesso a serviços estéticos como corte de cabelo e atividades recreativas com aula de zumba e apresentação do grupo Garis da Alegria e da Banda do Boi Garantido, além de emissão de documentos.

De acordo com o comandante da 2ª Cicom, capitão André de Souza, a programação também faz parte da Ação Integrar, que é realizada a cada dois meses para atender a população dos bairros que são de responsabilidade territorial da 2ª (Cicom): Colônia Oliveira Machado, Educandos, Santa Luzia e Morro da Liberdade.

“Aproveitamos a data de 8 de março para homenagear e oferecer um presente às mulheres, que têm um dia a dia muito corrido e muitas vezes não sobra um momento para cuidar delas mesmas”, afirmou André de Souza.

Moradora do bairro Colônia Oliveira Manchado, a confeiteira Cleide Nascimento, de 43 anos, afirma que todo o dia é o Dia da Mulher, mas a ação ainda é uma homenagem especial. “A programação é uma lembrança especial para as mulheres da comunidade. Ano passado não pude participar, mas desta vez resolvi aproveitar a oportunidade para buscar os serviços de saúde”, destacou Cleide Nascimento.

Texto: Eurivânia Galúcio / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315