Motoristas e cobradores recebem certificado de conclusão de curso de atendimento ao usuário

A capacitação de motoristas e cobradores tem sido uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus para melhorar o atendimento prestado aos usuários do transporte coletivo. Trocar de lugar com os usuários, para que sintam na pele as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e idosos no embarque e desembarque dos ônibus é uma das estratégias utilizada por educadores da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Na manhã desta terça-feira, 14, a Expresso Coroado – uma das empresas que compõe o sistema de transporte – recebeu um Certificado de Mérito da SMTU por ter capacitado todos os seus operadores no Programa de Sensibilização do Trabalhador Rodoviário. Durante todo o ano passado, mais de 400 funcionários da empresa participaram do treinamento que compõe o programa.

O programa desenvolve um curso com uma aula prática, onde os operadores embarcam nos ônibus utilizando cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos. A experiência serve para os operadores sentirem na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários.

O motorista Eduardo Machado, que atua na profissão há cerca de oito anos, utilizou uma cadeira de rodas para embarcar no ônibus e disse ter mudado a partir disso a maneira de enxergar o usuário especial após o treinamento. “Esses usuários precisam de mais atenção. Foi uma experiência muito importante. Antes não tinha muita paciência. Não só vou levar essa experiência para o meu trabalho, como vou incentivar meus colegas a terem mais paciência com esses usuários”, destacou.

“Tratar bem o usuário é uma atribuição essencial para os trabalhadores rodoviários. O curso tem sido desenvolvido de forma permanente em todas as empresas e será ampliado com a criação da Escola de Mobilidade Urbana que deve abordar esse e outros temas. A capacitação é um trabalho que envolve a mudança de comportamento e será trabalhada para deixar nossa cidade mais humana”, afirmou o superintendente da SMTU, Audo Albuquerque.

Desde o início dos treinamentos voltado aos operadores, a SMTU já capacitou 2,2 mil trabalhadores.

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskUtyeLp

Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 92 3236-4840