Notícias

Manaus recebe 12ª Mostra de Direitos Humanos na próxima semana

A 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos acontece na capital amazonense entre os dias 3 e 7 de dezembro, numa iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria pela segunda vez com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

 

Manaus recebe 12ª Mostra de Direitos Humanos na próxima semana

 

Nesta 12ª edição, o tema é a celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. As sessões serão gratuitas e estarão em cartaz no Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, nº 377, no Centro.

 

“Essa mostra vem consolidar a cultura e educação em direitos humanos, ampliando espaços de debates e discussão por meio da linguagem cinematográfica. A finalidade inclui também a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade e do respeito. Toda a população está convidada a participar desse evento cinematográfico”, destacou a diretora do Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Semmasdh, Vera Queiroz.

 

Ao todo, serão exibidos 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

 

A programação tem filmes de temáticas que envolvem questões de cidadania LGBT e enfrentamento da LGBTfobia, direitos de crianças e adolescentes, direitos das mulheres, democracia e participação política, imigração, direitos das pessoas com deficiência, diversidade religiosa, direitos da população indígena e de comunidades e povos tradicionais, direito humano à alimentação adequada, entre outros.

 

O objetivo da mostra cinematográfica é consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, abrindo espaço para debate e discussão por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

 

Todas as obras audiovisuais contêm recursos de acessibilidade como closed caption, áudio descrição e janela de Libras.

 

Estreia

A abertura da mostra será no próximo dia 3/12, a partir das 19h30. Dois filmes serão exibidos na estreia. O documentário “Nós”, do diretor Thiago Simas, classificação livre, que mostra a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos, uma reedição de acontecimentos passados.

 

A segunda sessão da noite fica por conta do filme de ficção “Do Outro Lado”, dos diretores Bob Yang e Frederico Evaristo, classificação livre. O audiovisual trata da temática LGBT.

 

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse