Notícias

Moradores da área rural recebem atendimento oftalmológico

Moradores da comunidade Cuieiras, localizada no Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus, estão recebendo atendimento oftalmológico avançado de forma gratuita, graças à parceria da Prefeitura de Manaus com a Vision Clínica Ocular. “Hoje eu enxergo perfeitamente e posso me locomover sem precisar da ajuda de outra pessoa. Isso é muito bom. Agradeço a Deus por essa oportunidade”, disse emocionado o aposentado Sebastião dos Santos Gomes, de 67 anos. Ele é um dos comunitários atendidos nesta quinta-feira, 29/8, na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Moradores 29.08.19.Unidade de apoio estratégico na comunidade do Cuieiras

 

Por meio dessa parceria e sem custos para o município, desde o mês de março, a empresa disponibiliza dois especialistas em oftalmologia para atender, de forma voluntária, os usuários da UBSR. A iniciativa tem um caráter diferenciado, já que o atendimento nessa especialidade não faz parte dos serviços da rede de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 40 moradores do Tarumã-Mirim foram atendidos pelo projeto, que acontece mensalmente. Além de consultas gratuitas, os moradores também recebem remédios, óculos e encaminhamentos para cirurgias e tratamentos prolongados.

 

“As parcerias público-privadas, ou PPPs, são uma estratégia muito importante para nossa gestão, porque nos possibilitam ações, como essa no Cuieiras, que levam melhorias e mais qualidade de vida para as comunidades. A unidade básica Nossa Senhora Auxiliadora tem se destacado pelo belo serviço que presta aos moradores daquela área e tem capitalizado importantes parceiros para ampliar o bom atendimento já prestado por nossos profissionais de saúde”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto, ao ser informado da iniciativa, parabenizando também a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

 

Segundo a diretora da UBSR Nossa Senhora Auxiliadora, Cirse Corrêa, a unidade abrange tanto as comunidades terrestres do Tarumã-Mirim quanto as ribeirinhas. Sete comunidades e mais de 2 mil famílias são beneficiadas por ações de promoção da saúde. “Além do atendimento oftalmológico especial, realizamos várias outras atividades. Fazemos ações de Educação em Saúde na escola municipal Arthur Virgílio Filho, levamos medicamentos e exames para os ribeirinhos, fazemos buscas ativas e ampliamos a cobertura vacinal na região do Tarumã-Mirim”, explicou.

 

O médico oftalmologista Gustavo Henrique, voluntário do projeto, acredita que a maior conquista desse tipo de ação é poder levar o atendimento a pessoas que, devido as condições da área rural, teriam muita dificuldade em conseguir. “É um atendimento muito resolutivo. Ajudamos com encaminhamentos, trazemos os materiais necessários aos tratamentos da área urbana para a rural. É uma oportunidade de fazer a diferença na vida dessas pessoas”, comentou.

 

Raimundo José Medeiros da Silva, de 49 anos, é outro morador da área beneficiado pelo trabalho. “Estava com catarata e glaucoma, quase sem enxergar. Graças a essa atenção do pessoal da unidade a minha vista finalmente começou a melhorar. Fiz uma cirurgia para tirar a carne crescida e já marquei a da catarata. Também recebo os remédios todos os meses”, contou.

 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmGzfvUu

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse