Moradores do Campo Dourado comemoram um ano de revitalização da área verde do loteamento

Os moradores do Campo Dourado, na Cidade Nova 1, Zona Norte, comemoraram na noite desta segunda-feira, 6, o primeiro ano da implantação do Parque da Juventude da Área Verde do loteamento, inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no dia 2 de junho do ano passado.

O espaço foi a primeira área verde a receber as intervenções de revitalização dentro do Projeto Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), sendo custeado por meio de compensação ambiental.

Desde que foi inaugurado, o espaço vem sendo utilizado pela comunidade e moradores de conjuntos vizinhos para a prática de esportes, caminhadas e atividades socioculturais. O local, que antes servia apenas como lixeira viciada e ponto de usuários de drogas, passou a ter pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol, playground, iluminação de LED e centro de convivência.

Outra conquista dos moradores foi a criação de grupos para o desenvolvimento de atividades na área, como a Escolinha de Futebol Cantinho da Alegria, o Grupo de Capoeira Camangula e o projeto social Amigos para Sempre, de promoção à saúde e praticas esportivas para integrantes da melhor idade.

“Os comunitários estão de parabéns pelo exemplo de conservação. Sabemos o quanto a área significa para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, servindo inclusive de inspiração para podermos continuar trabalhando na recuperação de outras áreas verdes da cidade”, reconheceu o secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto na festa de aniversário, promovida pelo projeto social Amigos para Sempre, que contou com aulão de zumba, roda de capoeira e apresentação musical.

A moradora Rosilda Braz da Silva, 33, fundadora da escolinha de futebol, fez um agradecimento especial a Prefeitura pela contribuição dada à comunidade a partir da recuperação do espaço. “Hoje, temos orgulho de proteger a nossa área e saber que ela está servindo para a formação das nossas crianças”, afirmou.

O professor Samuel Rosas, 41, é frequentador assíduo da área e participa das aulas de zumba, juntamente com a esposa. “Esse local nos ajuda a melhorar tanto a nossa saúde física, quanto espiritual e emocional por nos proporcionar o contato com o verde”, afirmou ele, que reside no Conjunto Américo Medeiros.

Além da criação da área de lazer em meio ao verde, a inauguração do parque levou o conjunto a receber também obras de recapeamento, pavimentação e implantação de rede de drenagem nas ruas. O Departamento de Áreas Protegidas, da Semmas, mantém um trabalho de gestão compartilhada do espaço com a comunidade. São realizadas reuniões mensais de acompanhamento com a equipe da Divisão de Educação Ambiental do órgão.

Texto: Júlio Pedrosa

Fotos: Divulgação / Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684