Notícias

Moradores do Campo Dourado comemoram um ano de revitalização da área verde do loteamento

Os moradores do Campo Dourado, na Cidade Nova 1, Zona Norte, comemoraram na noite desta segunda-feira, 6, o primeiro ano da implantação do Parque da Juventude da Área Verde do loteamento, inaugurado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no dia 2 de junho do ano passado.

O espaço foi a primeira área verde a receber as intervenções de revitalização dentro do Projeto Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), sendo custeado por meio de compensação ambiental.

Desde que foi inaugurado, o espaço vem sendo utilizado pela comunidade e moradores de conjuntos vizinhos para a prática de esportes, caminhadas e atividades socioculturais. O local, que antes servia apenas como lixeira viciada e ponto de usuários de drogas, passou a ter pista de caminhada, academia ao ar livre, campo de futebol, playground, iluminação de LED e centro de convivência.

Outra conquista dos moradores foi a criação de grupos para o desenvolvimento de atividades na área, como a Escolinha de Futebol Cantinho da Alegria, o Grupo de Capoeira Camangula e o projeto social Amigos para Sempre, de promoção à saúde e praticas esportivas para integrantes da melhor idade.

“Os comunitários estão de parabéns pelo exemplo de conservação. Sabemos o quanto a área significa para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, servindo inclusive de inspiração para podermos continuar trabalhando na recuperação de outras áreas verdes da cidade”, reconheceu o secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto na festa de aniversário, promovida pelo projeto social Amigos para Sempre, que contou com aulão de zumba, roda de capoeira e apresentação musical.

A moradora Rosilda Braz da Silva, 33, fundadora da escolinha de futebol, fez um agradecimento especial a Prefeitura pela contribuição dada à comunidade a partir da recuperação do espaço. “Hoje, temos orgulho de proteger a nossa área e saber que ela está servindo para a formação das nossas crianças”, afirmou.

O professor Samuel Rosas, 41, é frequentador assíduo da área e participa das aulas de zumba, juntamente com a esposa. “Esse local nos ajuda a melhorar tanto a nossa saúde física, quanto espiritual e emocional por nos proporcionar o contato com o verde”, afirmou ele, que reside no Conjunto Américo Medeiros.

Além da criação da área de lazer em meio ao verde, a inauguração do parque levou o conjunto a receber também obras de recapeamento, pavimentação e implantação de rede de drenagem nas ruas. O Departamento de Áreas Protegidas, da Semmas, mantém um trabalho de gestão compartilhada do espaço com a comunidade. São realizadas reuniões mensais de acompanhamento com a equipe da Divisão de Educação Ambiental do órgão.

 

Texto: Júlio Pedrosa

Fotos: Divulgação / Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse