Modernizando a gestão municipal, Semad realiza treinamento do Sistema de Patrimônio

Com o objetivo de modernizar a administração municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), realizou nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26, ao Treinamento do Documento de Avaliação Inicial (DAI), que faz parte do Sistema de Patrimônio da Prefeitura. A capacitação termina nesta sexta-feira, 26.

O DAI, de acordo com o Departamento de Patrimônio da Semad, foi criado para facilitar o credenciamento que os agentes setoriais do município precisam realizar para obter busca detalhada sobre os bens móveis e, assim, gerenciá-los, além de sistematizar o inventário patrimonial.

Segundo a titular da Semad, Luiza Bessa Rebelo, o sistema DAI é mais um avanço para cidade de Manaus, que tem buscado otimizar seus serviços para atender o município nas mais diferentes finalidades, visando sempre o atendimento a população.

“Os agentes setoriais poderão credenciar, através do DAI, todos os bens móveis nas categorias: tombo/sem valor; sem tombo/com valor e sem tombo/sem valor, podendo organizar, assim, todo o patrimônio municipal com mais facilidade”, destacou.

De acordo com o gerente de divisão de sistemas da Semad, Osmundo Brasil, em 2016 o sistema foi implantado em todos os órgãos municipais para cada Unidade Gestora fizesse o levantamento de seu patrimônio e registrasse no sistema.

“Com a implantação do sistema, nós temos um prazo de até o dia 31 de junho para que todos os bens móveis estejam no Sistema de Patrimônio PMM”, informou, ressaltando que apenas as secretarias de educação, saúde, direitos da mulher e infraestrutura receberam o prazo de 31 de dezembro para a finalização do credenciamento, devido a dimensão desses órgãos.

Para a elaboração do DAI é necessário que os agentes indiquem a numeração do tombo e o valor do móvel para, então, proceder com a inclusão dos itens no módulo do sistema. O DAI criado através da Portaria n. 048/2017-SEMAD.