Mesmo com a chegada das chuvas, obras da Prefeitura de Manaus continuam em ritmo intenso

As chuvas de inverno já começaram, mesmo assim, as obras da Prefeitura de Manaus continuam em ritmo intenso por toda a cidade. Na zona Centro-Oeste, no bairro Dom Pedro, um quadrilátero de 45 ruas está recebendo ações de melhorias viárias, com recapeamento, tapa-buracos, sarjetas, meios-fios, limpeza pública e poda de árvores. Desse total, 12 ruas estão programadas para receber nova massa asfáltica, como está ocorrendo no trecho de 1,3 quilômetro que começa na rua Bartolomeu Bueno e segue pela rua Dom Pedro, paralela à avenida Pedro Teixeira.

06.12.18 Prefeito vistoria obras de recapeamento asfáltico

Na manhã desta quinta-feira, 6/12, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou a evolução dessas obras, que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “A questão do inverno, para nós, é simples: não chove o tempo todo. Então, trabalhamos e procuramos fazer os serviços cumprindo um dever estratégico, que é não recuar durante o inverno e no grande salto que se deu no verão. Com isso, a gente faz Manaus ir para frente”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

O serviço começou pela fresagem – raspagem do asfalto antigo – e preparação para a nova massa asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Somente nesse trecho, aproximadamente, três mil toneladas de asfalto estão sendo aplicados, com espessura de sete centímetros. Os trabalhos têm o prazo estimado de 15 dias de duração.

“Aqui, nós temos mais de um quilômetro de asfalto já perfeitamente pronto, corrigimos a sarjeta, desentupimos bueiros e, nesse trecho da rua Dom Pedro, estamos na fase final para entregar essa obra, se Deus quiser, até o final do dia”, disse o prefeito.

Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, os serviços na área foram acompanhados por toda a equipe de obras, para garantir segurança e trafegabilidade. “Por ser uma área de acesso ao hospital, temos que garantir a qualidade da via e segurança às pessoas”, destacou.

Para orientação dos motoristas, toda a área foi sinalizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a fim de não atrapalhar o fluxo de veículos nos trechos.

Tecnologia

A obra está utilizando Densímetro, um equipamento importado que mede a temperatura, grau de compactação e densidade da massa. Essa tecnologia realiza uma avaliação para garantir que o asfalto tenha os requisitos de impermeabilidade, flexibilidade, durabilidade e resistência à derrapagem, de acordo com o tráfego previsto para o local.

— — —

Texto: Jacira Oliveira / Semcom e Assessoria / Seminf