Notícias

Mercado Adolpho Lisboa recebe Garis da Alegria e conscientização

O trabalho de conscientização da Prefeitura de Manaus voltou às ruas em novas ações diretas de articulação com a população. A ação, nesta quarta-feira, 3/1, teve como cenário o mercado Adolpho Lisboa, localizado no Centro, zona Sul, e contou com agentes de sensibilização e os Garis da Alegria da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

 

Permissionários do mercado, clientes e muitos turistas entraram na brincadeira promovida pelos Garis da Alegria, que, com música e brincadeiras, passam uma mensagem de preservação e cuidados com o meio ambiente. “O trabalho dos Garis da Alegria é importante, pois atrai atenção popular para o problema, mas de forma leve. São sempre muito bem recebidos e isso ajuda a fixar a mensagem. Esse trabalho é muito valorizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que deseja aproximar sempre as políticas públicas da população”, explicou o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

 

Durante a ação, além de cantar e brincar, as equipes percorrem os boxes e as bancas falando sobre a importância de se dispor o lixo de maneira correta. “A abordagem é sempre focada nas orientações à população sobre como ela pode cuidar melhor do seu lixo e não deixar que vá parar dentro dos rios”, explicou Priscila Pontes, coordenadora das equipes de sensibilização.

 

Joel Leandro, paulista de 33 anos, chegou à capital às vésperas do Réveillon, acompanhado da noiva, e aproveitou para comprar souvenirs no mercadão. “Achei muito bonito a cidade levar essa alegria a espaços como esse. Importante demais massificar essa mensagem de preservação, ainda mais às margens desse rio lindo. Nós que chegamos aqui via fluvial vemos o quanto é importante preservar esse recurso”, lembrou.

 

Já o vendedor Antônio Queiroz, que trabalha em um box de artigos artesanais há 18 anos, acompanhou a movimentação e torce para que a população mude seus hábitos. “Sempre acontece essa ação da Prefeitura aqui. É legal. Mas, a população ainda tem muito que aprender. Muitas vezes coloco placas para que se jogue lixo no local certo, mas ainda temos muito o que aprender”.

 

Paralelamente ao trabalho dos Garis da Alegria, as equipes de conscientização informam como ensacar os resíduos, ou separar para a coleta seletiva e os horários de passagem dos coletores no local.

Texto: Divulgação Semulsp

Fotos: D’Castro/ Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmbNkYbs

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse