Médicos e enfermeiros da rede municipal participam de curso internacional

A capital amazonense é sede até este sábado, 7/3, do curso internacional Best (Bariatric Endoscopic Surgery Trends).  A edição Best Amazon, aberta na noite desta quinta-feira, 5/3, no Teatro Amazonas, tem a participação de médicos e enfermeiros da Prefeitura de Manaus, em busca de aprimorar conhecimento sobre a prevenção à obesidade e diabetes, assim como possibilitar a interação com cirurgiões bariátricos e endoscópicos de vários países.

05.03.2020 Manaus sedia curso internacional de Tendência da Cirurgia Endoscópica Bariátrica - Médicos e enfermeiros

Para o secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, o evento é uma oportunidade que os profissionais da Prefeitura de Manaus têm para adquirir mais conhecimento para somar ao trabalho da atenção primária, que é realizado nas unidades básicas de saúde do município, principalmente em relação à obesidade, que Manaus possui um grande índice, como outras doenças crônicas.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto já nos determinou o Programa de Combate à Obesidade e nós trabalhamos principalmente com a prevenção, para que as pessoas não cheguem a esse estado mais grave, e com o acompanhamento para aquelas que precisam. Um curso como este é de extrema importância para que nossos profissionais se atualizem com o que ocorre nos grandes centros da medicina em relação à obesidade, doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e outros temas que somem como o nosso dia a dia”, ressaltou Magaldi, que participou da cerimônia de abertura do curso.

De acordo com o médico e coordenador do curso em Manaus, Victor Dib, o objetivo principal do encontro é debater ideias e encontrar soluções para diminuir a sobrecarga no sistema de saúde dos municípios de todo o Brasil.

“É um curso único, que reúne profissionais de todo o Brasil e de outros países. Vamos tratar sobre obesidade e diabetes em todos seus aspectos clínicos, cirúrgicos e endoscópicos, voltado sempre para a prevenção dessas doenças, para que prevenindo possamos diminuir a sobrecarga de pacientes com esses casos no sistema de saúde”, finalizou Dib.

Para saber mais sobre o curso, que tem o apoio da Prefeitura de Manaus, acesse www.best2020amazon.com.

Texto – João Pedro Figueiredo /Semcom

Fotos – Mário Oliveira/Semcom