Notícias

Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus

Os pais ou responsáveis que ainda não solicitaram matrículas por meio do site ou aplicativo têm mais uma oportunidade de garantir vaga dos filhos na rede pública de ensino. Nesta segunda-feira, 16, iniciaram os atendimentos presenciais nas mais de 700 escolas municipais ou estaduais de Manaus. Tanto o autoatendimento, no site e no app, quanto o presencial seguem até o dia 20 de janeiro.

 

Segundo dados da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), no final de semana foram registradas mais de 50 mil reservas de vagas para novos alunos em todo o Estado, sendo que 25,7 mil foram feitas pelo site www.matriculas.am.gov.br e 25 mil pelo aplicativo ‘Matrículas Amazonas’. O próximo passo é ir até a unidade de ensino escolhida com a documentação do estudante e confirmar a matrícula. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já possui mais de 180 mil discentes rematriculados.

 

A primeira modalidade de ensino disponível no atendimento presencial foi a Educação Infantil. A partir deste terça-feira, 17, será para alunos do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) (17 a 20 de janeiro); depois para o 6º ao 9ª e EJA 2 (18 a 20 de janeiro) e Ensino Médio (19 a 20 de janeiro).

 

De acordo com os pais, os atendimentos têm sido rápidos e sem filas. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto de Alencar Castelo Branco, no Bairro Parque 10, o processo não durava mais do que três minutos. Após a rematrícula, a escola ainda teve mais de 200 vagas de 1º e 2º período disponíveis.

 

A dona de casa Nerinete Cardoso, 27, foi à unidade de ensino e matriculou o pequeno Nikolas, 4, no 1º período. Será a primeira vez que a criança irá estudar. “O processo aqui foi bem rápido. Eu não usei o aplicativo porque infelizmente estou sem internet, mas vim aqui e foi muito tranquilo”, disse.

 

De acordo com a Diretora do Cmei Humberto de Alencar Castelo Branco, Tânia Carla de Melo, a informatização das matrículas foi bem aceita pelos pais e tornou processo mais tranquilo. “A maioria dos pais já tinham reservado a vaga pela internet e só estão vindo aqui confirmar e trazer os documentos. Eu parabenizo o sucesso que está sendo as matrículas nas escolas”, observou.

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou que o processo de matrículas online oferece mais dignidade aos pais, que não precisam mais enfrentar filas para garantir a vaga de seus filhos.

 

“Desde o ano passado a gente teve sucesso com a matrícula pela web e esse ano com a criação do aplicativo de celular, tanto para Android quanto para IOS, se comprovou a eficácia, dando às pessoas a dignidade e tranquilidade para poder matricular suas crianças”, disse Kátia.

 

Texto: Thiago Botelho / Semed

Fotos: Karla Vieira / Semcom

Disponíveis em https://flic.kr/s/aHskQwpzcf

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse