Materiais para digitalização de processos são entregues pelo Tribunal de Justiça à Prefeitura

Equipamentos de certificados digitais e scanners foram doados à Prefeitura de Manaus pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para agilizar a digitalização dos autos dos processos de 1º e 2º graus, que tramitam na justiça estadual. A doação foi entregue nesta quarta-feira, 18/7, para a Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) na sede do tribunal, no Aleixo, zona Centro-Sul, e faz parte do Termo de Convênio nº 002/2018, que estabelece um protocolo no envio eletrônico de documentos.

O convênio determina que o Procon Manaus envie, exclusivamente por meio eletrônico, as petições e todos os documentos e expedientes destinados aos autos processuais eletrônicos de 1º e 2º graus do Tribunal.

Os equipamentos foram entregues pela coordenadora dos Juizados Especiais do TJAM, desembargadora Nélia Caminha. “O objetivo é antecipar as pautas do juizado, que estão muito longas. Essa pauta muito extensa desvirtualiza o objetivo do juizado que é a resolução célere dos problemas”, destacou Nélia.

O coordenador da Ouvidoria e Procon Manaus, Rodrigo Guedes, destacou o ganho ambiental que será obtido a partir dos novos equipamentos, com a redução de pilhas de processos e muitas páginas.

“Estamos modernizando nossos serviços com essa parceria. Acho que todos vão sair ganhando e acima de tudo os jurisdicionados. O cidadão quando procura os órgãos de defesa e proteção ao consumidor, ele tem uma situação preocupante, então quanto menos tempo conseguirmos solucionar a demanda, melhor para o jurisdicionado que vai ter seu pleito resolvido em menos tempo”, observou Guedes.

Além dos equipamentos eletrônicos, no próximo dia 25, os servidores do Procon Manaus vão passar por um curso de qualificação para o manuseio dos scanners, e assim dar início aos trabalhos em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas.

— — —

Fotos: Divulgação / Procon Manaus