Notícias

Manhã de domingo reúne adeptos da bike em passeio pelo Centro Histórico

Amantes da bicicleta das mais diversas idades participaram, neste domingo, 20/8, de um passeio especial pelo Centro Histórico da capital. Retirando suas bikes na avenida Eduardo Ribeiro, eles percorreram trecho daquela região incentivando outras pessoas ao uso do meio de transporte. Mais ainda: Reforçaram o coro sobre a necessidade de maior respeito no compartilhamento de vias, mensagem levada pela Prefeitura de Manaus em suas campanhas.

 

O projeto “De bike pelo Centro”, ação deste domingo, integra a campanha educativa e institucional lançada no último sábado, 19/8, pelo Executivo Municipal: “Respeito ao Ciclista” e dá largada também às atividades da Semana Municipal do Ciclista. Por meio da Lei  072/2017, 25 de agosto representa agora o Dia Municipal do Ciclista.

 

Estas e outras ações da prefeitura mostram à população a ideia: mais que a execução de obras de ciclofaixas e ciclovias pela cidade, a Prefeitura deseja que cada agente cidadão respeite um ao outro no trânsito e assim, visa consolidar a bicicleta como um dos meios de transporte na cidade.

 

“Estamos desenvolvendo várias campanhas e ações para conscientizar a população sobre a importância do uso da bicicleta na cidade para o meio ambiente, como modal de integração com os outros. Estamos sempre com um canal junto aos grupos e movimentos de pedal na cidade para entender as necessidades e caminharmos juntos neste desafio. Isso é uma tendência mundial e Manaus não pode ficar fora”, explicou a gerente de Marketing da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Camila Silva.

 

O passeio

Neste domingo, o ponto de encontro para a largada do passeio foi na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro. Dentre as participantes da atividade estava Lícia Gonçalves, 22, que há dois meses decidiu mudar de vida e começou a andar de bicicleta. “Eu soube da ação pelas redes sociais e como recentemente criei o interesse por pedalar, eu decidi vir participar. Sou usuária do manôbike (projeto de bicicletas também no Centro) e o que eu mais gosto com isso é a praticidade de poder visitar os pontos turísticos da cidade com meus amigos usando apenas uma bicicleta”, destacou.
As bicicletas usadas na ação deste domingo pertencem ao projeto Manôbike e foram disponibilizadas gratuitamente. A ação contou ainda com o apoio da equipe de educação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que fez abordagens sobre o tema com material impresso. “Estamos reforçando hoje em mais uma ação o trabalho de conscientização da sociedade para um maior respeito ao ciclista”, explicou a diretora do Departamento de Educação para o Trânsito e Estatística do Manaustrans, Minuza Lira.

 

Campanha

Desde sábado, a prefeitura vem reforçando o uso da hastag  #notransitoeucompartilhorespeito, dentro das ações da campanha “Respeito ao Ciclista”, veiculada em anúncios de jornal impresso, TVs, rádio e outras mídias, dando máxima visibilidade ao tema. “Além das ações offline, a campanha terá grande presença no online, maximizando o respeito ao modal e ao usuário desse transporte”, reforçou a gerente de Marketing, Camila Silva.

 

A mensagem sensibiliza pedestres, ciclistas, motoristas e a população em geral para o orgulho de serem todos parceiros e estarem buscando uma relação saudável nas vias.

 

Semana do Ciclista

Dentro da programação da Semana Municipal do Ciclista, será realizado na próxima sexta-feira, 25/8, o “Vem pedalar”. Trata-se de uma ação do Pedala Manaus, com o apoio da Prefeitura, na qual os ciclistas sairão do Parque dos Bilhares em um passeio até o centro da cidade, nas proximidades do Largo São Sebastião. A concentração será às 19h no Parque dos Bilhares, saindo às 20h e chegando às 21h no Largo. No local de chegada estão programados shows musicais, com bandas locais.

 

Antes disso, de 22 a 25/8, acontece mais uma edição do Fórum de Bicicletas Manaus, realizado pelo movimento Pedala Manaus, com apoio da Prefeitura. O evento é aberto ao público e vai envolver a sociedade, formadores de opinião e a imprensa em geral em discussões necessárias para a sensibilização do público a um olhar mais carinhoso e cuidadoso com o modal.

 

“É uma oportunidade de reunir diversos segmentos da sociedade para discutirmos mobilidade sustentável, onde a bicicleta tem papel fundamental. Queremos nos utilizar dos atuais meios de comunicação, desse dinamismo das redes sociais, para propagar essa mensagem e fazer com que a bicicleta ganhe ainda mais espaço nas vidas das pessoas”, explicou o coordenador do grupo Pedala Manaus, Paulo Aguiar.

 

Texto: João Paulo Gonçalves/Semcom

Fotos: Marinho Ramos/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm32WbB5

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse