Manaus recebe Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Entre os dias 22 e 26 de maio, Manaus vai receber a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Instituto Cultura em Movimento – ICEM, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

“A Prefeitura de Manaus foi procurada pela Produtora Amazon Filmes, responsável por fazer essa Mostra, e temos o privilégio de sermos parceiros. O foco desse trabalho é justamente o público atendido pela secretaria: mulheres, adolescentes, idosos, LGBT, indígenas e muitos outros, mas é óbvio que o evento será aberto para toda a sociedade. Acredito que é uma oportunidade que nós temos de debater questões que são tão frequentes no nosso dia-a-dia”, afirmou a subsecretária operacional da Semmasdh, Mônica Santaella.

Serão exibidos diversos filmes com temáticas que envolvem questões dos direitos humanos como: intolerância religiosa, diversidade de gênero, igualdade racial, pessoa com deficiência, guerra, refugiados, entre outros. As sessões serão gratuitas e estarão em cartaz, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Av. Sete de Setembro, 377 – Centro.

O objetivo da mostra cinematográfica é consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, abrindo espaço para debate e discussão por meio da linguagem audiovisual, contribuindo para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Projeto

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria Especial de Direitos Humanos para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais brasileiras.

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e no Mundo, além de contar, pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

Reportagem: Ianca Beatriz

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616