Manaus realiza 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) deu início, na manhã desta quinta-feira, 21/9, no auditório da Faculdade Estácio, unidade Djalma Batista, zona Centro-Sul, a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde de Manaus e Entorno (CRVS). O evento tem como tema orientador dos trabalhos “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, 22/9, à tarde, com escolha de delegados para a etapa estadual.

Na abertura da Conferência, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, destacou a importância do evento como início da preparação para a etapa nacional. “Em encontro recente dos secretários municipais de saúde, em uma discussão fora da pauta, começaram a atacar a Zona Franca de Manaus, sem dados concretos, atribuindo parte da crise econômica nacional ao modelo. Uma situação que não podia ficar sem resposta e eu, como economista, defendi a nossa causa. Nós sabemos o que é melhor para os nossos municípios”, afirmou Magaldi.

Durante dois dias, os participantes irão refletir sobre quatro eixos diferentes e debater em subgrupos. Como resultado, terão 12 propostas que serão apresentadas na etapa estadual. São diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde no âmbito dos municípios participantes – Autazes, Barcelos, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro.

A representante da Associação Afrodescente Indígena da Amazônia, professora Elizoneide Rodrigues Silva, tem a expectativa que, por meio da participação na Conferência, políticas públicas cheguem até a comunidade em que vive, localizada no alto Rio Negro. “Nós trabalhamos muito com os saberes tradicionais, os recursos da floresta, a medicina alternativa. Queremos juntar esses saberes com a medicina do branco para beneficiar nossas comunidades ribeirinhas”, afirmou Silva.

Eixos

Eixo 1: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS – Expositor: Antônio Eduardo Martinez Palhares (Semsa Manaus/Universidade do Estado do Amazonas)

Eixo 2: Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde – Expositor: Bernardino Cláudio Albuquerque (Fundação de Vigilância em Saúde)

Eixo 3: Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde – Expositores: Adriana Lopes Elias (Semsa Manaus), Silvio Orlon de Castro Chaves (Semsa Manaus), Edvar Fernandes Filho (Fundação de Vigilância em Saúde)