Manaus prepara Plano Municipal pela Primeira Infância

A Prefeitura de Manaus está construindo o Plano Municipal pela Primeira Infância para sistematizar as ações de cuidado às crianças nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. A iniciativa conta com a parceria do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e da organização não governamental United Way Brasil.

O secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, explica que a primeira infância representa a fase de zero a seis anos de vida, período essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e, de modo geral, para as questões de saúde e bem estar das crianças. “As experiências, os cuidados e os estímulos vivenciados nessa fase terão influência durante toda a vida da pessoa”, destaca.

O Grupo de Trabalho (GT) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a construção do plano envolve não apenas representantes da área de Saúde da Criança, mas também do Programa Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Rede de Cuidados Crônicos, Programa Saúde na Escola, Alimentação e Nutrição, Saúde Indígena, Saúde da População Negra, Saúde do Sistema Penitenciário, Consultório na Rua, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados da Pessoal com Deficiência, Assistência Farmacêutica, Apoio Diagnóstico, Promoção da Saúde e o Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação.

“A intenção é focar no cuidado integral da criança para a promoção de um desenvolvimento saudável e garantir que as crianças possam atingir todo o seu potencial”, destaca Homero de Miranda Leão.

A construção do plano teve início em agosto do ano passado, com a realização de rodas de conversas e oficinas envolvendo a comunidade e famílias com crianças na faixa etária de zero a seis anos, em momentos de escuta com pais, mães e irmãos, além de gestantes. Nesses encontros foram abordados temas como aleitamento materno, alimentação complementar saudável, saúde bucal das crianças e famílias e a relação das mães com as crianças, desde o preparo para o parto até a alimentação dos bebês.

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente, enfermeira Ivone Amazonas, informa que a construção do plano seja finalizada em abril. “O lançamento oficial do Plano Municipal pela Primeira Infância Manauara deve acontecer no mês de maio. O Grupo de Trabalho já realizou o diagnóstico situacional por secretarias, pontuando o panorama atual em cada área”, informa.

Além da Semsa, o trabalho tem a participação das secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). As secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Cultura (Manauscult) também estão sendo convidadas para colaborar.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315