Notícias

Manaus oferta 600 vagas de cursos profissionalizantes

Jovens de 14 a 29 anos terão a chance de ingressar nas 600 vagas de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo oferecidas, por meio de parceria formalizada nesta quarta-feira, 24/7, entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Pollaris Junior. O edital foi lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e as inscrições começam nesta quinta-feira, 25/7. O prefeito também anunciou que pretende restaurar o Café Cassina – mais conhecido como Cabaré Chinelo – no Centro, para a criação de um polo digital voltado para criar ambiente de negócios para jovens empreendedores, até o final de sua gestão.

 

Manaus 24.07.19 Prefeito lança cursos de qualificação

 

O lançamento do edital e o anúncio do polo digital foram feitos na sede da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, Compensa. O prefeito destacou que, na sua gestão, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) vem assumindo novas características, voltada para preparar profissionais para o mercado de trabalho, incluindo as novas gerações nos avanços da tecnologia e criando ambientes de negócio. “Nós temos uma secretaria do trabalho completamente diferente do que era antes. Nenhuma politização e, ao mesmo tempo, uma preocupação enorme com tecnologia, com empregabilidade, com o futuro que tem que nos reservar uma parte na Revolução Industrial 4.0 e, ao mesmo tempo, a ideia do empreendedorismo que está fincada na cabeça desses jovens”, disse o prefeito.

 

Sob esses novos paradigmas e conceitos, acrescentou o prefeito, é que a prefeitura está buscando parceiros e se capacita a oferecer um programa com 600 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional dentro de quatro eixos: Empreendedorismo, Informática, Administração e Gestão.  O pacote é parte do projeto Sine Jovem, que busca promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e oferta de qualificação profissional gratuita aos jovens.

 

“Fazemos parcerias como a de hoje, com a Vanessa e um grupo de estudantes da Universidade Federal do Amazonas, a Ufam, e eles têm condições de nos oferecer 600 vagas para dar noções de empreendedorismo e mercado de trabalho, de informática, de gestão. Isso é impressionante”, ressaltou o prefeito.

 

Durante o lançamento do edital, o prefeito falou ainda de sua vontade de entregar, até o final do ano que vem, o prédio do antigo Café Cassina totalmente restaurado, para que seja ocupado pelo polo digital de Manaus. “A nossa ideia é restaurar essa preciosidade que é o Café Cassina e entregar para que a Semtepi instale o polo digital para startup de empresas que se iniciam no ramo da alta tecnologia”, apostou Arthur.

 

Inscrição

Os interessados podem acessar o edital pelo site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br/). Para efetivar a inscrição devem comparecer à Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, 82, Centro, nos dias 25 e 26/7, quinta e sexta-feira, respectivamente, das 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no edital) e o currículo atualizado.

 

“É importante que as inscrições sejam feitas de imediato porque alguns cursos já começam no início de agosto. Se durante os dias sobrarem vagas, nós iremos prorrogar o prazo”, afirmou o secretário da Semtepi, Marcos Pessoa.

 

O público-alvo do pacote são os jovens de 14 a 29 anos, que estejam cadastrados no Sine Manaus e em busca do primeiro emprego. No ato da inscrição, o candidato deverá optar somente por uma turma, caso contrário, será eliminado do processo seletivo. É importante ressaltar também que a inscrição não garante a vaga.

 

A divulgação do resultado será feita na quinta-feira, 1/8, a partir das 17h, no site da Semtepi. Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade (original e cópia) no primeiro dia de aula do curso em que foram aprovados.

 

Os candidatos em lista de espera não precisam comparecer ao local dos cursos, devendo aguardar contato, via telefone, pelo departamento de Qualificação Profissional da Semtepi, para informar sobre a nova seleção.

 

Todos os cursos serão realizados no primeiro andar da Galeria dos Remédios, com exceção dos cursos do eixo de Informática, que serão realizados no posto do Sine Manaus localizado na avenida Constantino Nery, nº 1.272, no São Geraldo

 

Cursos e período de realização

– Inscrições – 25 de julho

Eixo de Empreendedorismo

Mindset Empresarial – 40 vagas

Período de realização – 5 a 9/8, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Design Thinking: Empreendedorismo – 40 vagas

Período de realização – 12 a 16/8, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Gente e Gestão: Recursos Humanos e Departamento Pessoal – 40 vagas

Período de realização – 19 a 23/8, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Planejamento Estratégico e Empreendedorismo – 20 vagas

Período de realização – 26 a 30/8, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Eixo de Informática

Iniciação a Informática: Microsoft Word – 20 vagas

Período de realização – 9 a 13/9, das 14h às 18h

Local – Posto Sine Manaus Constantino Nery

 

Iniciação a Informática: Microsoft Excel – 20 vagas

Período de realização – 16 a 20/9, das 14h às 18h

Local – Posto Sine Manaus Constantino Nery

 

Iniciação a Informática: Microsoft Power Point – 40 vagas

Período de realização – 23 a 27/9, das 14h às 18h

Local – Posto Sine Manaus Constantino Nery

 

Iniciação a Informática: Microsoft Excel – 40 vagas

Período de realização – 30/9 a 4/10, das 14h às 18h

Local – Posto Sine Manaus Constantino Nery

 

– Inscrições – 26 de julho

Eixo de Administração

Assistente Administrativo – 40 vagas

Período de realização – 7 a 11/10, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Recepcionista – 40 vagas

Período de realização – 14 a 18/10, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Almoxarife – 40 vagas

Período de realização – 21 a 25/10, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Secretariado – 40 vagas

Período de realização – 28/10 a 1/11, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Eixo de Gestão

Gestão de Qualidade e 8’s – 40 vagas

Período de realização – 4 a 8/11, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Gestão de Projetos – 40 vagas

Período de realização – 11 a 18/11, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Logística – 40 vagas

Período de realização – 25 a 29/11, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

E-commerce e Mídias Digitais – 40 vagas

Período de realização – 2 a 6/12, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

E-commerce e Mídias Digitais – 40 vagas

Período de realização – 9 a 13/12, das 13h às 17h

Local – Galeria dos Remédios

 

Texto – Jacira Oliveira/ Semcom

Fotos – Alex Pazuello/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFs3gx2

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse