‘Manaus Mais Limpa’ no combate à poluição visual
A Prefeitura de Manaus, em ação integrada entre diversas secretarias, iniciou nesta quinta-feira, 17/1, a primeira de uma série de operações da “Manaus Mais Limpa”, para redução da poluição visual e urbana na capital, além de combate às irregularidades em publicidade.
Foram apreendidos 166 engenhos publicitários, como faixas, placas, cavaletes, galhardetes e lambe-lambes, no Vieiralves e Adrianópolis, na zona Centro-Sul. Os secretários do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, e da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), Rodrigo Guedes, participaram da primeira ação. Representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-AM) também estão atuando na “Manaus Mais Limpa”.
“A Manaus Mais Limpa é uma ação determinada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para fazer uma limpeza visual na cidade de Manaus, orientando para retirada e regularização de engenhos, faixas e banners colocados de maneira irregular. Onde não identificarmos o responsável vamos recolher o material, até como forma de mostrar que é necessário se regularizar, para que possamos ter ordenamento nesta área”, explicou Claudio Guenka.
As operações irão se repetir semanalmente. Hoje, a limpeza foi realizada nas avenidas Recife, Maceió e João Valério. Antes, equipes passam nos locais verificando as irregularidades para montar rotas para a despoluição visual. “Há crescente poluição por parte de prestadores de serviços, que fazem de forma irregular. Será rotina a ação com diversas secretarias. Com as identificações dos responsáveis, vamos fazer notificações e multas, porque temos muitos casos reincidentes”, disse Guenka.
“Faremos ações contundentes para a retirada de material e para que as pessoas entendam que não é correto, não é legal, e iremos autuar. Nos casos mais graves, vamos cassar o alvará de funcionamento”, assegurou o ouvidor Rodrigo Guedes.
A ação teve coordenação do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), contando com demanda direta do Implurb e Procon Manaus, além das secretarias de Limpeza Pública (Semulsp), Infraestrutura (Seminf), Comunicação (Semcom), Meio Ambiente (Semmas), Casa Militar, Guarda Militar, Manaustrans, Polícia Civil, Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e Creci-AM.
Foram retirados das ruas nesta quinta 19 placas, 81 galhardetes, 13 cavaletes, 45 lambe-lambes, 7 faixas e 1 pneu de borracharia. Todos estavam em local não passível de regularização, em postes e calçadas.
Regularização
A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor, no Código de Posturas de Manaus (Lei 005/2014), que define quais tipos de publicidade podem ser regularizadas e lista os tipos e locais expressamente proibidos de instalação.
É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou rede de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana, mantendo-se livre o mínimo de 1,50 metro de passeio, inclusive no espaço aéreo, entre outros.
Os cavaletes, em geral, descumprem este último item, porque são colocados nas calçadas e não são, dessa forma, passíveis de regularização, podendo ser apreendidos imediatamente. Denúncias podem ser feitas ao serviço do Disque Ordem, ligando para o 161 ou no 3625-5340, em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Licenciamento
Não são considerados engenhos, garantido o limite máximo de 2m quadrados: placa de identificação da atividade do estabelecimento, quando fixada na fachada do imóvel, sem logotipo, marca, telefone, serviços prestados e outros; as denominações de prédios e condomínios; as mensagens obrigatórias por legislação federal, estadual ou municipal; banners ou pôsteres indicativos de eventos culturais na própria edificação, para museu ou teatro, desde que não ultrapassem 10% da área total de todas as fachadas.
Os licenciamentos de engenhos são feitos pela Gerência de Engenhos Publicitários (GEP), no Implurb.
Fotos: Altemar Alcântara / Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmx69Gic
Notícias relacionadas

Prefeitura entra na justiça para impedir greve

Prefeito intervém e ônibus retornam às ruas nesta quarta-feira

Implurb dá início a reordenamento de passagens e áreas ocupadas irregularmente no Manoa

Prefeitura faz diagnóstico situacional de indígenas venezuelanos

Prefeitura interdita oito estabelecimentos na Praça do Caranguejo por ausência de alvará

Crianças com Síndrome de Down tem dia especial no Parque Cidade das Crianças

Grupo de trabalho vistoria orla da cidade em prevenção às cheias

Prefeitura estabelece prazo para que shoppings se adequem à Lei do Estacionamento

Prefeitura acompanha divulgação do segundo alerta da cheia deste ano

Missa celebra saúde de Arthur e os 30 anos do falecimento de seu pai

Em Brasília, Arthur garante recursos para a situação de emergência social de índios venezuelanos

Defesa Civil Municipal já construiu 2,6 mil metros de pontes provisórias na orla da cidade

Obras de recapeamento facilitam tráfego entre as zonas Norte e Centro-Sul

Prefeitura + Presente realiza mais de 4 mil atendimentos no bairro Cidade de Deus

Prefeitura realiza abrigamento dos indígenas venezuelanos que estavam nas ruas do Centro

Galerias populares promovem evento de Adoção de Pets

Exposição de animais para adoção atrai público e movimenta Galeria Espírito Santo

Semsa promove ação em escolas para prevenção ao suicídio

Blitz educativa marca homenagens ao Dia do Motociclista

Faixa Liberada da Ponta Negra recebe a 1ª Caminhada de Conscientização “Vale a pena viver sem violência nos estádios”

Pais, mães e bebês participam da ‘Hora do Mamaço” no Largo São Sebastião

Visa Manaus lança Manual Beleza com Saúde

Segurados fazem credenciamento de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência na Manaus Previdência

Mais de 500 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Manaus no Dia de Finados [ÁUDIO]

Atividades acadêmicas marcam comemoração da Consciência Negra no Parque Ponte dos Bilhares

Galeria Espírito Santo recebe ações de saúde

Ação de sensibilização ambiental no Centro de Manaus alerta sobre poluição sonora

Prefeitura lança pacote de recapeamento noturno

Prefeito Arthur Virgílio Neto reinaugura complexo esportivo Amadeu Teixeira, criado em sua primeira gestão

Ação itinerante “Prefeitura +Presente” contabiliza mais de 70 mil atendimentos em 2017