Notícias

Manaus estará presente em Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais

A Prefeitura de Manaus marcará presença no IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que acontecerá entre os dias 13 e 15/3, em Salvador (BA). A abertura do evento contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e terá como tema “Mudanças Climáticas e as Capitais Brasileiras”. A proposta é a de apresentar insumos e debater o papel das capitais no enfrentamento às mudanças climáticas.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Manaus, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, é um dos 23 novos secretários que passam a integrar o fórum a partir deste ano. Segundo ele, as expectativas em relação ao encontro são positivas, uma vez que será possível conhecer iniciativas sustentáveis de enfrentamento das mudanças do clima registradas em todo o Mundo e verificar de que forma Manaus se encaixa a partir das experiências desenvolvidas na cidade.

 

O encontro, que acontecerá no Hotel Sheraton da Bahia, é organizado pelo CB27, Prefeitura de Salvador, Fundação Konrad Adenauer (responsável pelo custeio de todas as despesas), ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

 

Estarão presentes representantes do Compacto de Prefeitos, maior coalizão global de líderes locais comprometidos em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, da qual o prefeito Arthur Neto é signatário, além do Cities Climate Leadership Group (C40), do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), União Européia e Fundação Rockfeller.

 

O encontro terá também a participação de representantes dos ministérios das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os participantes conhecerão iniciativas da Prefeitura de Salvador na agenda climática e de outras prefeituras de capitais brasileiras, como São Paulo, Fortaleza, Recife e Distrito Federal.

 

O encontro também servirá para eleger os novos coordenadores regionais do CB27 bem como a seleção das sedes para os próximos encontros em 2017. O Fórum CB27 foi criado em maio de 2012, durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20).

 

O objetivo dele é promover a articulação política e de cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas, traçando um caminho comum de ação entre as capitais. Os secretários viajam a convite da Fundação Konrad Adenauer, promotora do evento.

 

Texto: Júlio Pedrosa

Fotos: Arquivo / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskNAYsrG

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse