Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola

No período de 25 de outubro a 11 de novembro, mais de oito mil alunos, de 25 escolas da rede ensino municipal de ensino realizarão atividades educativas sobre saúde bucal. A ação faz parte da Campanha Municipal de Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ‘Sorriso na Escola e Prevenção ao Câncer Bucal’.

O trabalho de prevenção está inserido no Programa Municipal Saúde Escolar (PMSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, que tem como objetivo promover a saúde dos alunos da rede municipal de ensino, por meio de ações educativas, preventivas, e curativas, nas áreas de saúde geral, oftalmologia e saúde bucal.

A campanha é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed e pretende ensinar como cuidar dos dentes por meio de dramatizações, danças, paródias, músicas; distribuição de quites de higiene bucal; palestras e atendimento clínico a pais e alunos, segundo a gerente da Gacpe, Dircélia Ortiz. “Esperamos despertar nestas crianças o hábito da higiene bucal. E até o fim da campanha esperamos beneficiar cerca de 8 mil alunos, com ações artísticas, preventivas”, disse.

A ação acontecerá em  dias intercalados até o fim da campanha, no período da manhã e tarde nas escolas envolvidas. Durante a campanha haverá ainda concursos de garota e garoto sorrido de cada unidade educacional, como uma forma de reconhecer aquelas crianças que mais cuidam de seus dentes.

Escola Mário Lago

Nesta terça-feira, 25, a Escola Municipal Mário Lago, localizada no bairro Francisca Mendes, zona Norte, realizou uma aula diferenciada com alunos, ilustrando temas voltados à saúde bucal. Durante a atividade, aproximadamente 600 estudantes aprenderam a escovar e manter os dentes conservados, com a exibição de filmes sobre o tema, palestra e dramatizações realizadas pelos próprios alunos.

De acordo com a gestora a escola, Izabel de Souza, a campanha Sorriso na Escola dá oportunidade dos alunos da rede municipal de ensino ter acesso a serviços da área da saúde.

“Campanhas como esta são extremamente importantes, porque vem suprir, em parte, a necessidade de crianças que muitas vezes não tem condições financeiras para pagar um dentista para  fazer ações preventivas ou fazer algum de procedimento clínico nos dentes” destacou a gestora.

Para a palestrante e dentista, Ingrid Lobo, é recomendável ter bons hábitos de higiene bucal na infância e adolescência, para evitar males na boca na fase adulta. “Hábitos saudáveis levam a uma vida saudável. Se as crianças souberem desde cedo como higienizar, como escovar e manter os dentes limpos terão dentes mais saudáveis na fase adulta”, disse.

Fotos: Cleomir Santos / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054