Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos

Mais de 80% das reservas de vagas para novos alunos da rede municipal de ensino de Manaus foram feitas este ano sem que os pais precisassem sair de casa. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já possui mais de 216 mil estudantes matriculados para o Ano Letivo 2017 e 18,2 mil designações em aberto.

Segundo dados da empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), no período de 13 a 20 de janeiro, foram feitas mais de 96 mil reservas de vagas para novos alunos em todo Estado, das quais 37,1 mil foram feitas pelo site www.matriculas.am.gov.br, 30,2 mil pelo aplicativo ‘Matrícula Amazonas’ e 29,3 mil presencialmente.

Só para estudar em uma das 494 unidades escolares da Semed-Manaus foram feitas 46,8 mil solicitações, porém mais de 37 mil delas foram feitas pelo site ou aplicativo e apenas 8,9 mil presenciais, o que significa dizer que 81% dos pais ou responsáveis não precisaram sair de casa para conseguir uma vaga na rede pública municipal de ensino.

Ainda segundo a Prodam, mais de 75 mil usuários baixaram o aplicativo ‘Matrículas Amazonas’, o que garantiu a agilidade do processo, acabou com as filas em busca de vagas e facilitou o ingresso de novos alunos na rede pública.

Até o final de sexta-feira, 20, a matrícula de 216.197 alunos da Semed já havia sido confirmada. Ainda há 18.255 designações, que são as reservas de vagas feitas pelo site, aplicativo ou presencial em aberto. Para concluir o processo de matrícula, os pais ou responsáveis têm três dias úteis, a contar da data que reservaram a vaga, para entregar a documentação dos estudantes na escola escolhida.

A documentação necessária é o comprovante de escolaridade original, certidão de nascimento (original e cópia), CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor, comprovante de residência (cópia) de dezembro, cartão de vacinação (cópia) e duas fotos 3X4 recentes. Caso a matrícula não seja feita pelo pai ou mãe do aluno, é necessário também o documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Autoatendimento

Em 2017, o aplicativo ‘Matrículas Amazonas’ e o site foram fundamentais para que os pais não precisassem enfrentar filas em busca de vagas na rede pública de ensino, segundo a chefe da Gerência de Matrícula da Semed, Darlene Liberato. Ainda de acordo com Darlene o balanço da Matrícula 2017 pode ser definido como positivo.

“Este ano foi muito melhor, o aplicativo favoreceu tanto as instituições, quanto os pais. Porque de qualquer parte da cidade, horário e lugar eles podiam acessar a internet para reservar uma vaga. E às escolas porque possibilitou o fim de filas na frente das unidades de ensino”, pontuou.

A chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz, reforçou a ideia que o app contribuiu para a matrícula e  ressaltou que a secretaria procurou atender toda a população. “Neste ano o atendimento foi bem mais rápido por conta do aplicativo. Todos os pais que nos procuraram foram atendidos”, salientou.

Texto: Emerson Felipe

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054