Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura

A partir deste ano, 6.336 alunos da Rede Municipal de Ensino, com faixa etária entre cinco e 12 anos, serão beneficiados com o “Projeto Recicladinho”, realizado entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Moto Ronda da Amazônia. O projeto, patrocinado pela lei Rouanet, tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental e divulgar a cultura popular brasileira por meio de uma coletânea de três livros, que envolvem ludicidade e personagens típicos do nosso folclore.

A coletânea é composta pelas obras: Uma Viagem pelas lendas – Caboclo D agua; Comadre Fulozinha e Boitatá. Os livros serão distribuídos em 30 escolas municipais de Manaus, sendo 15 da Educação Infantil e a mesma quantidade para escolas de Ensino Fundamental. No total serão 2295 livros, sendo 765 unidades de cada exemplar que faz parte do projeto.

A formalização da parceria foi realizada nesta quinta-feira, 5, na sede da Semed, com assinatura do termo de compromisso, onde foram traçadas as estratégias e meios para executar o projeto este ano.  No ato, estava a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, técnicos da secretaria e um representante da Moto Ronda.

Segundo Kátia, a parceria é importante para a secretaria ampliar o trabalho que vem sendo feito nas bibliotecas municipais e fomentar o interesse pela leitura em toda rede. “Este projeto está muito relacionado a um dos focos que teremos em 2017, que é o fortalecimento do trabalho com as nossas bibliotecas municipais escolares. Então, com esta parceria da Honda, vamos poder ampliar este trabalho da Educação Infantil até o Ensino Fundamental, de uma forma diferenciada”, disse.

Para o gerente de relações institucionais da Moto Honda, Masanori Murakami, ao investir no “Projeto Recicladinho” a empresa busca ao mesmo tempo investir na cidade de Manaus e na aprendizagem de crianças, que no futuro poderão ser funcionários da instituição. Ele destacou, ainda, que além de estimular uma consciência ambiental, o projeto visa trabalhar temas voltados à cidadania e o estimulo a prática da leitura.

“A gente investe na cidade pensando na melhoria da população em geral, para preparar pessoas, que futuramente poderão fazer parte da nossa empresa. Este investimento também é uma política da empresa, que tem uma atividade social forte e iniciativas que visam trabalhar com temas voltados a sustentabilidade”, destacou Masanori.

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos / Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054