Notícias

Mais de 1,5 mil carteiras emitidas não foram retiradas do Sine Manaus

Mais de 1,5 mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitidas pelo Sine Manaus estão à espera de seus titulares há pelo menos três anos. São pessoas que foram ao postos solicitar o documento, mas não retornaram para buscar. A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) informa que a retirada deve ser feita nos seguintes postos: Cidade Nova, zona Norte, e no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), da Galeria Espírito Santo, no Centro.

 

O atendimento começa às 7h30 e vai até às 13h, com a entrega da primeira e segunda vias. Isto vale tanto para os modelos antigos quanto para os atuais, que foram implantados em 2016 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em atendimento a uma determinação do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo é dar mais segurança e evitar fraudes no sistema de expedição das carteiras.

 

“Está tudo no sistema, basta que o titular (e somente ele) venha até nós e se identifique. Seja na Cidade Nova ou no Centro, não tem problema, a gente direciona a pessoa para o posto de emissão da CTPS, inclusive, para o Sine estadual, se for o caso”, informou a diretora do Departamento de Desenvolvimento para o Trabalho, Letícia Mesquita. Em média, o Sine Manaus emite mais de 150 carteiras por dia. Em 2015 ficaram retidas 393 carteiras, contra 285 em 2016 e 884 em 2017, até o momento.

 

Para a primeira emissão do documento são exigidos: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Para a segunda via, é necessária ainda a apresentação da CTPS antiga ou Boletim de Ocorrência Digital, com número e série da carteira.

 

Simultaneamente à entrega das carteiras, os serviços prestados pelo Sine Manaus continuam normalmente na capital. A instituição – que é administrada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semtrad, via convênio federal firmado com o MTE – atua na consulta de vagas de emprego, cadastro para emprego, realização de pré-seleções e entrada no Seguro Desemprego.

 

A unidade do Sine Manaus da Cidade Nova está localizada na Avenida Max Teixeira, 3551. Já a da Galeria Espírito Santo fica na esquina das ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, no Centro.

 

Mais seguro

O novo sistema para emissão de Carteiras de Trabalho (CTPSWEB 3.0) é tido como mais moderno e bem mais seguro para o trabalhador, por possibilitar que as informações sobre os beneficiários da carteira de trabalho sejam cruzadas e confirmadas junto aos dados da Receita Federal.

 

Tudo é autenticado no ato do atendimento, inclusive com a digitalização da foto e da assinatura do cidadão.

 

Capacitação

Para efetuar a migração ao novo sistema, os servidores que atuam no Sine Manaus precisaram passar por um treinamento e se adequar à mudança. Quatro turmas foram formadas no ano passado e um novo grupo começa a se interar do assunto, a partir da próxima semana.

 

“Temos pessoas novas na equipe e elas também precisam se adequar a essas mudanças”, frisou Letícia Mesquita.

 

Texto: Isaac Júnior

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWKd2t2

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad): (92) 3631-2309 / 3631-4571

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse