Mais de 1 mil beneficiários do Bolsa Universidade recebem orientação para aplicação da Avaliação do Estudante

Mais de 1 mil beneficiários do Programa Bolsa Universidade (PBU) foram selecionados pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) para participar, como contrapartida, da segunda  aplicação de 2017 da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que será realizada em mais de 300 escolas municipais, no dia 20/7.

Os universitários selecionados participarão, até o próximo dia 14/7, de uma formação coordenada pelos assessores da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed. O encontro acontece no auditório da secretaria, durante o dia todo, recebendo a cada dia, por turno, aproximadamente, 200 bolsistas.

Segundo a chefe da DAM, Núbia Breves, as orientações repassadas aos bolsistas vão além de como proceder durante a aplicação da ADE. “Nós repassamos orientações de como deve ser o comportamento do bolsista dentro da escola, que atitude tomar diante de alguma situação inesperada, que tipo de roupa ele deve usar e deixar claro que o papel dele é acompanhar a aplicação da avaliação”, disse.

Aproximadamente 80 mil alunos do 3º, 5º, 7º, 9º ano do Ensino Fundamental, Projeto Itinerante (7º e 9º anos) e Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) da 3º e 4º fase participarão da avaliação no dia 20 deste mês, em que serão averiguados conteúdos de Português, Matemática e Ciências da Natureza e Humanidade, sendo este último somente para alunos do 9º ano.

Foram selecionados ainda 300 bolsistas para acompanhar as turmas do 3º ano, que precisarão transcrever as respostas da prova para a folha resposta, ajudando o professor nesse processo.

Os bolsistas selecionados devem cumprir a carga horária de acordo com a porcentagem recebida no desconto da Bolsa Universidade, como, por exemplo, 30% de desconto, 90 horas; 75%, 120 horas; e 100%, 150 horas. Se caso o bolsista deixar de participar uma vez da convocação ele recebe advertência e se caso repetir o não comparecimento em uma próxima convocação, ele recebe duas advertências e inicia o processo de desligamento do beneficio.

Segundo a coordenadora do Setor de Contrapartida da Espi, Celene Oliveira, os bolsistas por algum motivo não possam participar da convocação devem procurar a coordenadoria e apresentar um documento que comprove a indisponibilidade.

A última ADE desse ano acontece no início do mês de outubro e em setembro está previsto outra convocação para os bolsistas.

Texto: Érica Marinho

Fotos: Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskZYyPPf

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054