Limpeza pública reforça operação no primeiro dia do ano

Cerca de 300 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) se dividiram pela cidade no primeiro mutirão de limpeza do ano. Os focos principais foram os locais de festas de Réveillon, como o Amarelinho, no bairro de Educandos, Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, e Avenida Itaúba na zona Leste.

A operação de limpeza, que começou as 6h da manhã do primeiro dia do ano de 2017, contou com o apoio de botes, balsa de coleta, retroescavadeira hidráulica e remoção mecanizada dos resíduos. “Entrar o ano com a cidade limpa é dever da Prefeitura de Manaus. A população festejou muito e em vários locais diferentes, o que distribuiu os focos de sujeira. Mas as equipes da Semulsp percorreram a cidade limpando o que ficou dos eventos, privilegiando os pontos de maior movimentação popular”, pontuou José Rebouças, subsecretário Operacional da Semulsp.

Na Ponta Negra, além do palco, calçadão e das vias, as equipes de limpeza ainda passaram pela praia, com o cuidado de monitorar e retirar algum resíduo que estivesse perto ou dentro do rio. Para essa operação, a Semulsp usou ainda botes e a balsa do S.O.S Igarapé para retirar o lixo mais rápido.

Coleta seletiva

Durante as festas, 20 catadores prestaram serviço de coleta seletiva nos três locais oficiais de festa do município. Na Ponta Negra, foram recolhidas 40 big bags (grandes sacolas próprias para essa modalidade) que foram diretamente para as associações de catadores presentes nos eventos.

Nas festas da Itaúba e do Amarelinho do Educandos foram recolhidas, respectivamente, seis e cinco big bags. “Consideramos muito positiva a participação dos catadores novamente. É um dos grandes compromissos do prefeito Arthur Neto inserir, cada vez mais, esses profissionais no cotidiano da nossa cidade”, lembrou Paulo Farias, secretário municipal de Limpeza Urbana.

FOTOS: Divulgação Semulsp