Limpeza e desobstrução de drenagens são intensificadas no período noturno

Dando continuidade às ações preventivas para o período das chuvas, a Prefeitura de Manaus intensificou os serviços noturnos de desobstrução e limpeza de bueiros nos principais corredores da cidade. O trabalho visa evitar os alagamentos que prejudicam o trânsito e a população.

06-12-18 Obstrução de bueiros na  Av.Constantino Neriy.

As avenidas Constantino Nery, Darcy Vargas, Djalma Batista e Coronel Teixeira já receberam as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que também levarão os trabalhos a outras grandes vias. As limpezas e desobstruções de bueiros são, rotineiramente, executadas nos bairros, dentro da programação de serviços básicos de cada distrito de obras.

Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, o prefeito Arthur Virgílio Neto já determinou que o Grupo de Pronta Resposta (GPR) de atendimento às demandas decorrentes das chuvas já esteja em prontidão.

“Estamos trabalhando com serviços preventivos, como nos determinou o prefeito Arthur Virgílio Neto. Desassoreamos igarapés que transbordavam, implantamos rede de drenagens profundas e superficiais e estamos, agora, nas desobstruções de bueiros. Já sentimos o efeito positivo com uma quantidade menor de ocorrências”, detalhou Aguiar.

Apesar de o serviço ser executado por mais de 20 trabalhadores da Seminf, que contam com hidrojatos e retroescavadeiras para a sua execução, a maior parte do trabalho é feita manualmente. Os servidores entram nas tubulações para fazer a limpeza e retirada de lixo doméstico e os reparos necessários para dar a vazão correta das águas. “São ações pequenas, mas que surtem efeito bastante positivo”, destacou o secretário.

Texto: Polyana Brelaz / Seminf

Fotos: Diego Caja / Seminf