Prefeitura faz levantamento de famílias em situação de risco

24.04.18.Atualização Operação Cheia - Levantamento

Como medida protetiva, a Prefeitura de Manaus está fazendo um levantamento das pessoas em situação de risco para poder auxiliá-las, caso seja decretado estado de calamidade pública pelo município em virtude da subida das águas do rio Negro.  As equipes técnicas das Secretarias Municipais de Proteção e Defesa Civil do município e Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) já identificaram 1653 famílias, nos bairros da Betânia, Raiz e Educandos, Presidente Vargas e Aparecida, localizados na zona Sul.

De acordo com o secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil do município, Cláudio Belém, a recomendação do prefeito Arthur Virgílio Neto é a identificação de alguma situação de risco de desabamento, para que sejam tomadas as providências imediatas.

“Desde janeiro, estamos monitorando as áreas que possivelmente podem sofrer com alagação e a Operação Cheia teve início no último dia 16/04. Tivemos um primeiro alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que apontou 27,80 m, na cota das águas do rio Negro. Após esse anúncio, entramos em campo para realizarmos a identificação preventiva dessas famílias vulneráveis”, falou.

Levantamento na Zona Oeste

Os técnicos da Semmasdh e Defesa Civil de Manaus começaram a atuar desde ontem, 23/04, no bairro de São Jorge, zona Oeste.

“Este bairro é considerado um dos mais numerosos em questão de famílias a serem identificadas. No ano passado, foram identificadas 469 famílias na área. Mesmo que de fato não se atinja a cota emergencial de 29 metros, estamos trabalhando para que seja feito um trabalho preventivo e social”, frisou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semmasdh, Fabianne Cristina.

Na manhã desta terça-feira, 24/04, as equipes foram destinadas aos bairros do Santo Antônio, Compensa, São Geraldo e Tarumã, também, na Zona Oeste.

Até o final desta semana, os trabalhos de identificação estarão presentes nos bairros de Colônia Antônio Aleixo, Puraquequara e Mauzinho, na zona Leste.

Estima-se que na finalização dos trabalhos, 2.569 famílias sejam identificadas pelas equipes de trabalho.

Saúde

Para evitar surtos de doenças, principalmente as que são transmitidas pelo contato com água ou alimentos contaminados, como é o caso de diarreia, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão intensificando os trabalhos de vigilância nos bairros que recebem a visita da Operação Cheia.

Além das Doenças Diarreicas Agudas, há preocupação com agravos como leptospirose, hepatite A, tétano acidental, dengue, zika, chikungunya e malária.

Texto: Alexsandro Machado/Semmasdh

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom