Laudos técnicos apontarão as condições de uso da Praia da Ponta Negra
A Prefeitura de Manaus aguarda vistorias e laudos técnicos de órgãos de segurança para avaliar as condições de uso pelos banhistas da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste. Equipes técnicas irão até o local nesta quinta-feira, 8/11, para realizar a elaboração de um laudo, que embasará as providências necessárias.
A cota do rio Negro alcançou 17,05 metros nesta quarta-feira, 7/11, segundo medição no Porto de Manaus. Conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2013, a marca de 16 metros é a cota de segurança mínima para a entrada dos banhistas no rio.
O documento, assinado entre a prefeitura, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, resultou na adoção das atuais normas de uso da praia perene. Em outubro de 2015, houve uma interdição provisória da praia para assegurar segurança dos banhistas.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, explicou que todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos que já atuam na Ponta Negra irão direcionar suas atividades para orientar e fiscalizar os banhistas.
“É uma questão de a população entender que estamos preocupados em resguardar suas próprias vidas, que o poder público está atuando a favor da segurança. Placas de sinalização estão sendo instaladas ao longo da praia perene informando sobre áreas impróprias para o banho”, destacou Guenka.
Antes de tomar qualquer medida, o Implurb, que responde pela gerência do Complexo Turístico Ponta Negra, adotou mecanismos de vistoria, análise e medição da praia com o Corpo de Bombeiros, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Todos já foram oficiados para apresentar laudos sobre as condições da praia perene.
Segundo a Cláusula 1 do TAC, parágrafo 3°, “a interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.
“Vamos aguardar o resultado do laudo técnico para tomar as medidas, mas o cuidado é diário, porém existem excessos que tentamos orientar, tanto com bebida, como com crianças. Então, a população também tem que ter os cuidados que orientamos, principalmente, com as placas de sinalizações”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, Telamon Firmino.
Histórico
A praia perene foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012. Em novembro do mesmo ano, a praia foi interditada aos banhistas, por recomendação do MPE e com base no laudo técnico do CPRM, que identificou a existência de depressões na área onde foi feita a praia perene, oferecendo risco aos frequentadores do local.
Após assinatura do TAC, em 2013, já na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a praia da Ponta Negra, zona Oeste, recebeu novas placas de sinalização para alertar banhistas e usuários quanto às regras da praia, especialmente quanto ao uso da área de banho no rio Negro.
Na praia, além do horário de funcionamento indicado para banho – até às 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.
É importante respeitar as normas de uso da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica a área de segurança dentro da água. Placas de orientação quanto aos cuidados e horários estão distribuídas em toda a área de uso permitido e regular.
Denúncias de mau uso do complexo devem ser feitas à comissão da Ponta Negra ou à PM, que atua com policiais e com ciclopatrulha o local.
“Sempre orientamos os pais ou responsáveis para que redobrem a atenção quando houver crianças no local. Orientamos a não se afastarem, principalmente quando as crianças estiverem brincando na água. É importante respeitar as normas de utilização da praia e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica área de segurança dentro da água. Também recomendamos aos banhistas que evitem entrar alcoolizados na água para diminuir os riscos de afogamentos e outros acidentes”, recomenda a coordenadora da Ponta Negra, Rosângela Macedo.
Segurança
Os corpos permanentes de segurança da praia da Ponta Negra, incluindo Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, atuam dando apoio à retirada de banhistas das águas antes das 17h.
Durante a semana, o Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de salva-vidas distribuídos, diariamente, na área da praia, por todo o perímetro delimitado.
Fotos: Altemar Alcântara/Semcom
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskHBxJGe
Notícias relacionadas

Réveillon da Cidade reúne mais de 340 mil pessoas

Ponta Negra tem alta de 18,6% em pedidos de eventos no ano de 2016

Banheiros públicos da Ponta Negra tem concorrência aberta para pessoas jurídicas

Visa Manaus realiza operação de caráter educativo na Ponta Negra

Terminal da zona Leste ganha base fixa da Guarda Municipal

Unidades de saúde do município já contam com patrulha da Guarda Municipal

Conselho da APA Tarumã-Ponta Negra realiza primeira reunião do calendário 2017

Com mais de três mil participantes, ‘Corrida da Paz’ percorre Faixa Liberada da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus e Secretaria de Segurança alinham medidas para combater violência aos ônibus do transporte coletivo

Complexo da Ponta Negra ganha reforço na segurança

Prefeitura finaliza projeto para conter erosões na Ponta Negra

Mais de 2 mil pessoas participam da edição especial de aniversário da Faixa Liberada na Ponta Negra

Prefeitura dá início a programação da 3ª Semana Municipal de Trânsito

Ponta Negra se enche de azul e recebe a 34ª Corrida Tiradentes

Ciclopatrulha começa a fazer rondas de bicicletas na praia da Ponta Negra em dois turnos

Guarda Metropolitana completa 68 anos de atividade em Manaus

Atrações esportivas e Esquadrilha da Fumaça são destaques na programação da Ponta Negra em julho

Festival Folclórico do Amazonas terá mais de 80 apresentações na Ponta Negra

Faixa Liberada da Ponta Negra recebe a 1ª Caminhada de Conscientização “Vale a pena viver sem violência nos estádios”

Festival Folclórico do Amazonas na Ponta Negra retoma a tradição das apresentações nos tablados

Estreia do Festival Folclórico em cartão postal reúne 3 mil pessoas na Ponta Negra

Grupos da categoria Prata iniciam apresentação nesta terça-feira

Última noite da categoria Bronze do Festival Folclórico é adiada

Semsa promove ação de saúde na Ponta Negra em apoio a desafio de ultramaratonista

Atividades esportivas e culturais movimentam a Ponta Negra até o fim do mês

Festival Folclórico do Amazonas é sucesso de público na Ponta Negra

Corrida dos Estagiários movimenta a Ponta Negra

Prefeitura implanta defensas na alça de retorno no viaduto de Flores

Guardas Municipais recebem nova etapa de capacitação

Eventos com foco na saúde e no bem-estar movimentam Ponta Negra neste fim de semana