Jovens pensionistas são convocados pela Prefeitura de Manaus para capacitação

Jovens pensionistas com idade entre 16 e 24 anos estão sendo convocados pela Prefeitura de Manaus, na Manaus Previdência, para participação do projeto “Pensando o Futuro”, nos dias 19 e 20/6, das 14h às 17h. O objetivo é preparar os jovens segurados para o término da concessão da pensão, concedida devido ao falecimento do responsável pelo menor, orientando sobre alternativas para a continuidade do desenvolvimento pessoal e profissional.

13.06.18 Previdência municipal convoca jovens pensionistas para capacitação.

O encontro acontecerá na sede da autarquia, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, e conta com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), e no encerramento das atividades, serão entregues declarações de participação aos pensionistas presentes nos dois dias.

A coordenadora do setor Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim, explica que a implantação do “Pensando o Futuro” foi motivada pela percepção da previdência municipal sobre a necessidade dos jovens segurados se prepararem para o início de uma nova etapa, após o encerramento do auxílio financeiro que dispunha por meio da concessão do benefício.  “Durante nossos atendimentos, percebemos que muitos jovens e adolescentes pensionistas são pegos de surpresa com o corte da pensão, sem nenhum preparo para continuarem suas rotinas após esse momento”, diz Gondim. “Faz-se necessário um preparo prévio”, acrescenta.

Conforme a coordenadora, os prazos limites para recebimento de pensão constam nas leis 1.541/1981; 689/2002 e 870/2005, que estabelecem as idades de 25, 21 e 18 anos, respectivamente, para recebimento do benefício. Estão nessas regras, atualmente, aproximadamente 80 pensionistas com idades entre 16 e 24 anos incompletos.

Programação

Os dois dias de encontro engloba um amplo conteúdo que inclui indicações para qualificação, estágios e programas de aprendizagem, requisitos fundamentais para a inserção no mercado de trabalho.

No primeiro dia do evento, a programação será composta por palestras como “Minha pensão está acabando, e agora?” com orientação da Manaus Previdência, e “Carreira profissional: tendências do mercado de trabalho”, além de apresentação de serviços fornecidos e empreendedorismo para jovens, a cargo da Semtrad.

Os programas de estágio, aprendizagem e cadastro serão o foco do segundo dia, onde técnicos do CIEE darão dicas para elaboração de currículo e condutas positivas em uma entrevista de emprego.

Fotos: Stephanie de Farias / Manaus Previdência

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskzK5yRx