Invasores notificados a deixar área verde do Conjunto Vila Real

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), da Prefeitura de Manaus, acompanhados por agentes da Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, deram um prazo de 30 dias para que os invasores que se encontram na área verde do Conjunto Vila Real, situado na Cidade Nova, zona Norte, deixem o local.

Além de ser território protegido, o trecho ocupado fica situado em uma área de risco, com dezenas de barracos construídos às margens de uma encosta. A operação de notificação ocorreu na manhã da última terça-feira, 5/12. O descumprimento da medida acarretará em multa e sanções previstas na Lei 605/2001 (Código Ambiental do Município).

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, a área vem sendo monitorada desde 2016, quando começaram as primeiras tentativas de ocupação. “Já foram feitas diversas incursões no local, com retiradas de demarcações irregulares e edificações em início de construção. Porém, mesmo sabendo do perigo e da proibição de permanência na área, os invasores insistem em retornar”, informou Enéas Gonçalves. Atualmente, existem cerca de 30 barracos na área. Alguns não tiveram os ocupantes localizados.

— — —

Fotos: Divulgação / Semmas