Internos da Fazenda Nova Esperança concluem curso de artesanato promovido pela Prefeitura

O curso “Tendências Criativas” foi concluído pelos internos da Fazenda da Esperança, localizada no Km 15 da BR-174. Promovido pela Prefeitura de Manaus, a capacitação é fruto da parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM). Além da teoria, os participantes viram também os principais tipos de produtos utilizados nos trabalhos e as técnicas mais utilizadas pelos artesãos mais experientes.

Os participantes do curso conheceram sobre o ramo crescente da Economia Criativa, com destaque para a geração de renda, criação de empregos e ganhos na exportação do segmento. Este mercado ainda é pouco explorado e necessita de mão de obra qualificada.

O instrutor do Sebrae, Ricardo Silva, citou, durante uma das aulas, a importância da valorização da produção do artesanato amazonense e indígena. “Nós precisamos enxergar esses produtos como parte de nossa história. Quando um turista vem até nossa terra e leva consigo uma peça, seja ela qual for, leva junto dele um pedaço da nossa floresta, da nossa fauna e flora”, destacou ele.

Ângelo B, um dos internos que pediu para seu sobrenome ser descrito desta maneira, aproveitou a presença da equipe da Semtrad para agradecer a oportunidade. “O que percebemos com esses treinamentos que recebemos aqui é que cada um encontra seu caminho. Alguns, como eu, gostam de artesanato, outros de tecnologia e assim por diante. Eu, em nome de todo o grupo, agradeço à Prefeitura de Manaus por essa oportunidade que nos foi dada”, disse ele, durante o encerramento do curso, na última terça-feira, 9/10.

Texto: Divulgação Semtrad