Implantação de rip-rap no Igarapé do Passarinho vai evitar transtornos decorrentes das chuvas

A implantação de 140 metros de rip-rap em um trecho do igarapé do Passarinho, localizado na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, solucionará de forma definitiva as alagações e deslizamentos de terra que ocorrem sempre em dias de fortes chuvas naquela área.

A obra executada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), teve início há 30 dias. O objetivo do serviço é captar a água das chuvas, realizando o escoamento adequado e evitando assim alagamentos e deslizamentos na área, além de garantir a melhor acessibilidade dos moradores que residem no entorno do igarapé.

Equipes da Seminf, com aproximadamente 20 homens, fazem a implantação do muro de arrimo com uma altura de três metros de rip-rap, a contenção do leito do igarapé, a limpeza dos bueiros e a desobstrução das galerias pluviais que estavam completamente entupidas com lixo doméstico. A previsão é de que o serviço seja concluído até o próximo mês.

“Essa obra de contenção do igarapé do Passarinho sem dúvida vai resolver os deslizamentos e alagações nessa área da cidade. Os riscos aos quais a população estava sujeita e os prejuízos causados por possíveis inundações vão diminuir’, explicou Elanio Gouveia, coordenador de Infraestrutura da Zona Norte,

Jair Matos mora no entorno do igarapé do Passarinho há três anos e está satisfeito com o serviço que tem acompanhado diariamente. “É a primeira vez que realizam esse serviço de rip-rap aqui no igarapé. A chuva nos prejudicou muito nos anos anteriores. Ao lado da minha casa já caiu um grande pedaço de terra, mas sei que a situação já está sendo controlada. O problema será resolvido”, comemorou.

Somente na zona Norte, desde o início de 2017, a prefeitura tem trabalhado na infraestrutura dos bairros Monte das Oliveiras, Monte Pascal, Cidadão 10, Novo Israel, Canaranas, Santa Etelvina, entre outros. Os locais recebem serviços de tapa-buracos, contenção de rip-rap, melhorias de calçadas, meio-fio e sarjetas.

Texto: Asscom Seminf

Fotos Márcio James – disponíveis em https://flic.kr/s/aHskLVxkrR

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf): 923642-3064