Imagens que impressionam a quem limpa a cidade

A limpeza dos igarapés de Manaus, realizada diariamente pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) ainda rende imagens que impressionam. Apesar de mais de uma década de iniciativas do poder público municipal, no sentido de limpar os córregos que cortam a cidade, ainda é possível ver as milhares de garrafas PET, madeira, metal e outros objetos entupindo o leito e as margens dos canais.

Esta imagem foi feita no Igarapé do Franco, na tarde desta terça-feira (19), onde existe um trabalho permanente dos garis da Prefeitura de Manaus com utilização de botes, redes, ganchos e gaiolas para retirada do lixo jogado nas águas.

Esses resíduos sólidos serão enviados para o aterro controlado de Manaus e não podem sequer serem reciclados, porque já estão contaminados. “O melhor é evitar que eles cheguem aos recursos hídricos da cidade realizando a coleta seletiva e entregando nos Postos de Entrega Voluntária (PEV)”, explica o subsecretário da Semulsp, Túlio Kniphoff.

A Semulsp tem quatro PEVs onde o lixo seco – plástico, metal, vidro e papel – pode ser entregue. Na própria sede da secretaria, à Avenida Brasil, no Supermercado Makro da Manaus Moderna, no Parque dos Bilhares e na Praça de Alimentação do Dom Pedro.