Idosos superam dificuldades para competir a Olimpíada da Terceira Idade

A importância da prática de atividades esportivas para a saúde e bem estar na melhor idade, vem sendo demonstrado pelos mais de 2,8 mil geronto atletas, que participam da 19ª edição da Olimpíada da Terceira Idade, que na terça-feira, 26/9, foi marcada pela disputa nas competições de salão, no Parque do Idoso, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Ao iniciar as atividades de hidroterapia na Minivila Olímpica do Coroado, zona Leste, devido um problema no quadril, a aposentada Rita Farias, 77, se quer conseguia andar. Agora ela vai disputar mais uma edição da Olimpíada, sendo uma das recordistas do evento, com 52 medalhas, duas conquistadas na edição deste ano.

“Só Deus sabe o quanto eu sou grata por essas atividades que a Prefeitura de Manaus disponibiliza para a gente. Eu sou prova viva disso. Cheguei no Coroado para fazer as atividades há 18 anos e não andava por um problema no quadril. Abençoadas foram as sessões de hidroterapia que me fizeram estar bem melhor hoje e ir para mais uma Olimpíada”, declarou Farias que vai em busca de mais duas medalhas até o fim da competição.

Há dez anos quando chegou ao Parque do Idoso, Adriana Moraes, tratava de uma depressão, mas começou a se envolver com as atividades e neste ano participa da sua quarta Olimpíada. “Melhor remédio não há do que toda essa interação e diversão que temos em grupo. A Olimpíada faz com que a gente se sinta vivo. É muito bom!”, relatou Moraes que espera aumentar seu quadro de medalhas nas competições de bola na cesta e boliche.

O secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Luiz, destacou a dedicação e o comprometimento dos idosos. “É muito bonito de ver toda essa motivação e alegria dos nossos idosos.

A Prefeitura de Manaus vem se dedicando tanto quanto os nossos geronto atletas para oferecer a eles o bem estar e a qualidade de vida, como é a Olimpíada da Terceira Idade”, ressaltou.

Mudanças

Em acordo entre a coordenação da Olimpíada e dos geronto atletas, as disputas de atletismo antes programada para ocorrer de 8h às 12h, desta quinta-feira, 28/9, serão realizadas de 14h às 18h, no mesmo local, na Vila Olímpica de Manaus, Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Ranking geral

Centro de Esporte e Lazer Pontuação
Idoso Feliz (Ufam) 253
Parque do Idoso 173