Notícias

“Hora do Mamaço”, na Ponta Negra, alerta para a importância do leite materno

05.08.2018 Prefeitura realiza “Hora do Mamaço” na Ponta Negra

 

Com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Manaus realizou neste domingo, 5/8, a “Hora do Mamaço”, no Complexo Turístico Ponta Negra. O evento, que tem a parceria de instituições públicas e organizações da sociedade civil, faz parte da programação do Agosto Dourado, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante todo o mês de agosto, profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promovem ações de rodas de conversa com gestantes, mães, pais, cuidadores e comunidade em geral para conscientizar sobre o incentivo ao aleitamento materno.

“Esse é mais um evento do Agosto Dourado para chamar a atenção de toda a sociedade para a importância das mães amamentarem, exclusivamente, com leite materno os seis primeiros meses de vida das crianças. Viemos até aqui, na Ponta Negra, para fazer a “Hora do Mamaço” para que as pessoas conheçam, divulguem e repassem a importância da amamentação, que é a base da vida”, destacou o secretário municipal da Saúde, Marcelo Magaldi.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mantendo a amamentação com leite materno pode-se reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos. Por isso, Joelma Melo faz questão de manter o pequeno João Miguel sempre abastecido com o leite. “A amamentação é um ato de amor, ato de afeto entre a mãe e o filho. Além disso, é importante para a saúde da mãe e da criança, que cresce saudável e com mais estrutura mental e física”, disse.

Apesar de toda divulgação da importância da amamentação, as mães ainda precisam enfrentar algumas barreiras sobre amamentar em local público, o que precisa ser mudado junto com a sociedade. “A sociedade tem que apoiar quando uma mãe vai estiver alimentando seu filho e não recriminar. É importante que todos entendam e fiquem juntos com as mães, pois temos que ter esse prazer de onde a gente chegar, poder alimentar nossos bebês”, ressaltou a administradora Thâmara Filizola.

 

Agosto Dourado 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada sempre na primeira semana de agosto, foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA – World Alliance for Breastfeeding Action), em 1992, com o objetivo de dar visibilidade à amamentação, incentivando o envolvimento de grupos e instituições de todo o mundo para a discussão sobre o tema.

Em abril de 2017, Congresso Nacional sancionou a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. Em Manaus, foi sancionada a Lei Nº 1.925, de 13 de novembro de 2014 que instituiu, no Calendário Oficial do município, o Agosto Dourado, Mês de Reflexão sobre a Importância do Aleitamento Materno.

 

— — —

Texto: João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskCrcFmg

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse