Grupos de danças agitam fim de semana em Manaus

Os ‘swingueiros’ de plantão têm encontro marcado neste fim de semana na 1ª edição do ‘Movimento Art&Dança Swing’, que acontecerá no dia 1º de setembro, sexta-feira, e sábado, 2/9, a partir das 19h30, no São José I, zona Leste de Manaus. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Quinze grupos de Swingueira (estilo que originou na Bahia a partir do pagode) se apresentarão durante os dois dias, no palco localizado na rua Engenheiro Vilar Fiúza da Câmara. Cada grupo terá 25 minutos de apresentação e serão avaliadas por seis júris que classificarão os campeões em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os vencedores serão premiados com troféus.

O movimento começou em 2009, fazendo parte da programação do Festival Folclórico do São José. Depois de oito anos atuando junto do festival, os grupos encararam o desafio de criar um evento segmentado nesse gênero, dando origem ao ‘Movimento Art&Dança Swing’, que estreará mostrando o talento de seus grupos de dança como ‘Furacão’, que participou do 61º Festival Folclórico do Amazonas, e o grupo ‘Lust Dance’, grupo de swingueira do bairro.

O presidente fundador do movimento, Jackson Farias, 32, ressalta que o evento promove a oportunidade da juventude mostrar seu talento através da dança. “Nosso movimento difunde a cultura em nossa comunidade, ocupa os jovens nas artes e, implanta nossa identidade de continuar fazendo nosso movimento, mesmo fora do Festival Folclórico, mas dentro da nossa casa”, disse.

O que: Movimento Art&Dança Swing

Quando: 1 e 2 de setembro, a partir das 19h30

Onde: Rua Engenheiro Vilar Fiúza da Câmara, São José I

Quanto: Entrada gratuita