Governo Federal comprova boa governança da Manaus Previdência e renova CRP

O Governo Federal emitiu neste domingo, 19/11, o comprovante eletrônico que renova o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Município de Manaus. O procedimento, que acontece a cada seis meses, é o reconhecimento de que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da capital amazonense cumpre os 35 critérios e exigências estabelecidos em lei sobre normas de boa gestão, assegurando o pagamento em dia dos benefícios previdenciários.

A Manaus Previdência garante, atualmente, o pagamento de benefícios de 6.500 segurados, entre aposentados e pensionistas. O diretor-presidente da autarquia municipal, Silvino Vieira, destacou que a renovação do CRP não é importante somente para a previdência municipal, mas para a Prefeitura como um todo.

“Com o certificado atualizado, o Município de Manaus mantém-se adimplente junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Siafi), do Ministério da Fazenda, estando apto a continuar recebendo transferências voluntárias de recursos da União, como empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da administração direta indireta da esfera federal”, explicou Silvino.

O diretor-presidente da Manaus Previdência também acrescentou que o município fica habilitado a celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, assim como receber pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdência Social. “Ou seja, sem o CRP renovado, a prefeitura deixaria de receber recursos, essenciais para a cidade de Manaus”, disse.

O Certificado de Regularidade Previdenciária, renovado neste domingo, tem validade até 18 de maio de 2018, quando a Manaus Previdência passará por uma nova avaliação do Governo Federal e terá que comprovar a manutenção da sua boa governança no período.

Texto: Márcia Cláudia Sena / Manaus Previdência
Foto: Divulgação / Manaus Previdência