Gestores de escolas municipais participam de formação do Programa de Tutoria Educacional

Gestores de 88 unidades de ensino do município participam, até esta sexta-feira, 10/3, das reuniões de formação para o Programa de Tutoria Educacional de 2017, envolvendo as escolas contempladas. O encontro está sendo realizado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pelo desenvolvimento do programa.

O programa de tutoria busca fortalecer as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento profissional do professor em estágio probatório e a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Cada escola contará com a presença do formador do programa uma vez na semana.

A coordenadora geral do Programa da DDPM, Dailla Menezes, disse que a proposta é justamente atender as necessidades de formação da Semed para os professores em estágio probatório, aprovado no último concurso público da Secretaria em 2014, com a qualificação da metodologia, a forma de ensino, a avaliação, a gestão em sala de aula é para melhorar cada vez mais o desempenho dos professores junto nossos alunos em sala de aula.

“A Semed humaniza a formação, traz o formador para dentro da sala de aula, onde é trabalhada, fundamentalmente, a questão do Ideb, a qualidade das avaliações internas e externas”, explicou, ressaltando que o programa acontecerá durante todo o ano letivo.

Para formadora educacional do DDPM, Pollyanna D’Avila, é importante fazer a leitura do ambiente da escola para verificar a situação que o educador vai encontrar em seu ambiente de trabalho. “Nós vamos frisar que essa tutoria para funcionar precisa ter uma parceria do tutor com seu tutorado. Vamos ter essa conversa inicial e depois vamos conversar sobre seu cotidiano em sala de aula para verificar aquilo que o professor já faz de bom para poder desenvolver suas competências”, ressaltou.

Exemplos

O auditório da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, localizada no Monte das Oliveiras, reuniu os gestores das 16 escolas municipais da DDZ Norte, que possuem professores atendidos pelo programa.

A Escola Municipal Sara Barroso, no bairro Santa Etelvina, conta com uma professora de português, em estágio probatório. Para o gestor Sales de Oliveira, a presença do formador é fundamental para o trabalho dos novos educadores que iniciam a docência. “É um trabalho muitíssimo importante, porque ajuda o professor a se ver e enxergar como está o trabalho dele. É um trabalho que está acontecendo agora, mas está surtindo um grande efeito”, relatou.

Segundo a diretora Ana Portela, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Herban Jacob, bairro Terra Nova 2, o programa só vem para contribuir para as duas professoras que estão começando o trabalho na escola. “A melhor forma de fazer esse link da secretaria com a escola é levar para minhas professoras uma maneira de criar confiança e acreditar que o objetivo da tutoria é melhorar sua prática em sala de aula e não é uma fiscalização da Semed”, finalizou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054