Garis da Alegria levam conscientização à comunidade no Dia Mundial da Água

O grupo Garis da Alegria, protagonista do serviço de conscientização da Prefeitura de Manaus, levou a mensagem de preservação e cuidados com os igarapés a mais de 100 crianças que participaram do ‘abraço às nascentes do Igarapé do Mindu’ no Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira, 22/3 no Parque Municipal Nascentes do Mindu, Cidade de Deus, zona Leste.

Além de brincadeiras, música e apresentações de projetos, estudantes da rede municipal de ensino e moradores do entorno do Parque desfrutaram de uma manhã inteira inseridos na natureza, ocasião em que puderam andar pelas trilhas que levam às nascentes do rio e aprender um pouco mais sobre a preservação das águas que cortam a cidade. “Foi um evento bastante importante e com potencial grande para fazer a diferença no futuro da sociedade, uma vez que estamos ajudando essas crianças a mudarem seus hábitos e comportamentos em relação ao meio ambiente”, ressaltou Fábio Araújo, coordenador das equipes de conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Os Garis da Alegria cantaram e brincaram com as crianças, sempre visando a promoção das boas práticas com o lixo, para que eles não poluam as águas. “Falamos dos gestos simples que cada cidadão pode ter, como jogar lixo no local certo e manter as ruas limpas, e que podem ajudar a recuperar e preservar nossos igarapés”, explica Priscila Pontes, agente de sensibilização da Semulsp.

A programação foi coordenada pelo Parque Nascentes do Mindu, gerido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e reuniu, aproximadamente, 200 pessoas, entre elas 100 crianças da rede de ensino do Município e Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao tema. Uma caminhada, exposição de resíduos e um abraço simbólico marcaram o evento. O parque situado na zona Leste, abriga as três nascentes do Igarapé do Mindu, o maior igarapé urbano de Manaus.

Conscientização

O grupo Garis da Alegria percorre a cidade falando sobre coleta seletiva, preservação de igarapés e cuidados que a população deve ter para ajudar a manter a cidade limpa. Esse trabalho de conscientização já alcançou mais de 8 mil pessoas em, aproximadamente, 150 ações desde os primeiros dias de janeiro.

Texto: Divulgação / Semulsp

Fotos: Divulgação / Semulsp