Garis da Alegria fazem conscientização nas ruas do Centro de Manaus

O Centro de Manaus recebeu, nesta terça-feira, 21, mais uma ação do grupo Garis da Alegria da Prefeitura de Manaus. A equipe lúdica percorreu as principais ruas da área e interagiu com a população e os comerciantes, falando sobre os cuidados com o lixo e o meio ambiente.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, explicou que essa é uma ação incentivada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto desde a última gestão, que vê nessa ação uma oportunidade de levar o poder público para perto da população. “É um trabalho de conversação diária com o cidadão. Com essas ações, conseguimos plantar uma semente de mudança de atitude e também ouvimos da população sua opinião sobre os trabalhos, o que é muito proveitoso e dá apenas resultados positivos. O prefeito em exercício Marcos Rotta tem nos dado muito apoio nesta ação”, disse.

De passagem pela Avenida Eduardo Ribeiro em busca de uma oportunidade de emprego, Janaína Andrade participou da brincadeira e aprovou o trabalho do grupo lúdico. “É um ótimo exemplo. Vejo que as pessoas ainda precisam entender que jogar o lixo no chão só prejudica a elas mesmas. Eu mesma já cheguei a juntar lixo do chão aqui no Centro”, lembrou.

O vendedor Éder Brasil, que trabalha em uma loja da rua Marechal Deodoro, acompanhou a movimentação no local e fez questão de ajudar na ação. “É uma estratégia bonita. As músicas do grupo também ajudam a gente a não esquecer mais da mensagem”, ressaltou.

Para Mike Costa, membro dos Garis da Alegria, o centro da cidade é um local de grande visibilidade e potencial turístico, o que eleva a importância do trabalho na região. “A Prefeitura de Manaus acabou de transformar a Avenida Eduardo Ribeiro em uma rua modelo. Mais um motivo para que a população cuide melhor do local. Nessa ação de sensibilização, falamos com o cidadão e com os comerciantes. Todos nós temos responsabilidades”, lembrou.

Os Garis da Alegria trabalham há 11 anos ensinando a população a não jogar lixo em locais impróprios e a dispor os resíduos da melhor forma, para que eles não cheguem aos igarapés. “Nossas músicas falam de pequenas ações do cidadão, como colocar o lixo em local apropriado e em um horário próximo à passagem do carro coletor. Falamos da importância de termos mais cuidado com o lixo que produzimos. Mas, tudo isso, fazemos de forma alegre, com música e números teatrais e circenses”, explicou Allan Nascimento, conhecido como ‘Gari Cantor’, que integra o grupo.

A programação do grupo nessa semana inclui participação em escolas, reforço da coleta seletiva e atuação nas comunidades ribeirinhas próximas à Manaus.

Fotos: Assessoria Semulsp

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWn2NqA